ATIVIDADES:
PROFESSORA ANDRÉIA
DEZEMBRO
Quarta-feira (15/12//2021)
-
Brincadeira: o jogo do caminho.
Para
a brincadeira começar, basta desenhar caminhos com fita crepe no chão. Varie as
direções, fazendo caminho em linha reta, zig zag ou ida e volta. Peça à criança
para seguir a linha e a diversão começou!
- Assistir ao vídeo: Mundo Bita - Natal do Bita.
-
Roda de conversa sobre o Natal onde celebramos o amor ao próximo que deve ser
praticado o tempo todo (todos os dias do ano!).
Terça-feira (14/12/2021)
-
Revisão Grande e pequeno.
Assistir ao vídeo Grande e pequeno - Gugudada.
-
Brincadeira: Encontre a tampa.
Essa
atividade é muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das
crianças. Coloque vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a
criança procure e encontre a tampa certa de cada um. Quanto maior a variedade
de tamanhos e formatos melhor. O jogo dos potes ainda ajuda na identificação de
grande/pequeno e formas geométricas.
Segunda-feira (13/12/2021)
-
Brincadeira: Bola no balde
Descrição:
a atividade é uma brincadeira simples e fácil de fazer até mesmo dentro de
casa. A ideia consiste em criar uma espécie de basquete, usando balde no lugar
da cesta. Assim, o objetivo do participante é encaixar a bola dentro da balde,
mantendo uma distância previamente delimitada para o arremesso.
-
Ouvir e cantar as canções natalinas assistindo ao vídeo Músicas de Natal 2020.
Sexta-feira (10/12/2021)
- Assistir ao vídeo musical para revisão dos numerais de 1 a 5!
-
Roda de conversa sobre o amor e humildade!
-
Brincadeira: Circuito de obstáculos.
O
circuito de obstáculos é uma brincadeira que pode ser feita como uma espécie de
competição. O adulto que está conduzindo o exercício poderá cronometrar o tempo
em que as crianças levam para terminar o trajeto.
A
sugestão é que seja criada uma pista com obstáculos para as crianças passarem.
Os materiais utilizados podem ser pneus, cordas, cabos de vassoura e outros
elementos que estejam à disposição.
Nessa
brincadeira é aprimorada a consciência corporal, lateralidade, coordenação,
equilíbrio e agilidade.
-
Postem fotos das crianças no grupo realizando as atividades propostas!
Quinta-feira (09/12/2021)
-
Revisão dos numerais.
Assistir ao vídeo da música Mariana, do DVD Galinha Pintadinha!
-
Brincadeira: Estátua
Descrição:
número de participantes: a partir de 3. Uma das crianças é escolhida como o
chefe delas e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. O chefe
designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra,
etc... Então, quem está no comando escolhe a Estátua mais bonita, mais feia ou
mais engraçada. Pode colocar uma música para tocar e o chefe aperta o stop e
todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!
Quarta-feira (08/12//2021)
-
Revisão maior/ menor.
Assistir o vídeo “Maior e menor/ noção de grandeza”!
- Atividade:
-
Brincadeira: patins engraçado.
Material
necessário: várias caixas de sapato sem a tampa, fita adesiva colorida.
O primeiro passo é demarcar com a fita adesiva a saída e a chegada em dois pontos da sala ou pátio. Posicionadas lado a lado, as crianças devem escorregar até a linha de chegada, com duas caixas de sapatos em seus pés (“os patins”). O primeiro a chegar, será o patinador vencedor!
Terça-feira (07/12/2021)
- Assistir a história: A árvore de Natal.
- Pedir para a criança fazer o
reconto da história.
- Atividade: Enfeite a árvore de
Natal
- Assistir, ouvir e cantar as Canções de Natal.
Segunda-feira (06/12/2021)
- Assistir o vídeo sobre a história do Papai Noel.
-
Roda de conversa: falar sobre o verdadeiro sentido do Natal.
-
Brincadeira: Bola no balde
Descrição:
para esta atividade, fixe um balde a uma altura razoável e determine uma
distância limite para o arremesso. Em fila, a criança é seus familiares vão
fazendo suas tentativas de acertar a bola no balde. O ganhador será aquele que
marcar o maior número de pontos.
-
Revisão dos numerais.
Assistir, ouvir e cantar ao vídeo da música Mariana, DVD Galinha Pintadinha.
Sexta-feira (03/12/2021)
- Ouvir e cantar canções natalinas do vídeo Músicas de Natal 2020!
-
Brincadeira: Criar um circuito, com atividades como se arrastar embaixo da
mesa, pular em um pé só, rolar no chão e pular pequenos obstáculos (por
exemplo: uma vassoura no chão, etc.…).
-
Conceito de números e quantidade.
Distribuir
as crianças 5 tampinhas de garrafas pet e fazer um teste com elas com os
números já vistos, pedir que separem e mostrem 4 tampinhas, depois 2, depois 1,
depois 3 e por fim o número 5.
Quinta-feira (02/12/2021)
- Assistir ao vídeo: Papai Noel sob a chaminé.
-
Roda de conversa: quem é o Papai Noel? O que ele faz no Natal? Qual é o papel
do Papai Noel? Porque ele aparece vestido dessa forma?
-
Qual a cor da roupa do Papai Noel?
-
Atividade:
Quarta-feira (01/12//2021)
-Assistir ao vídeo referente as cores.
- Assistir ao vídeo: Linda noite de Natal.
-
Roda de conversa sobre a história.
-
Atividade: Fazer um lindo colorido no desenho referente ao Natal.
NOVEMBRO
Terça-feira (30/11/2021)
- Brincadeira: Jogo de boliche
Material: garrafas pet, papel
picado de várias cores, 1 bola.
Como montar o jogo: peça para a
criança rasgar e colocar dentro das garrafas papéis coloridos escreva ou cole números nas garrafas de 1 a
5. Prontinho agora é se divertir. Estimule a criança a dizer o número das
garrafas que ela a derrubou!
- Assistir, ouvir e cantar as músicas de Natal.
Segunda-feira (29/11/2021)
- Ouvir e cantar a música natalina “Anoiteceu”.
- Revisando os numerais oralmente com a música “Mariana”. Assistir, ouvir e cantar.
Sexta-feira (26/11/2021)
- Assistir ao desenho infantil animado A galinha ruiva.
-
Pedir para a criança fazer o reconto da história!
-
Brincadeira: Bola no balde
Descrição:
para esta atividade, fixe um balde a uma altura razoável e determine uma
distância limite para o arremesso. Em fila, a criança e seus familiares vão
fazendo suas tentativas de acertar a bola no balde. O ganhador será aquele que
marcar o maior número de pontos.
- Assistir, ouvir e cantar a música Mariana para revisar os numerais!
Quinta-feira (25/11/2021)
- Assistir ao vídeo da história “Girafinha Flor faz uma descoberta”.
- Roda de conversa sobre a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola, o respeito mútuo, os bons hábitos de convivência e amor, e o que é ser amigo?
-
Pedir para a criança fazer o reconto da história.
- Assistir, ouvir e cantar a música Valeu amigo.
-
Pedir para a criança separar os brinquedos em grupos de 5.
Quarta-feira (24/11//2021)
-
Faça com capricho a atividade.
-
Brincadeira: Jogo de boliche
Materiais:
garrafas pet, papel picado de várias cores, uma bola feita de papel alumínio,
de meias ou alguma bola que a criança tenha;
Como
montar e jogar: peça para a criança rasgar e colocar dentro das garrafas papéis
coloridos, escreva ou cole nas garrafas números de 1 a 5;
Prontinho
agora é só divertir. Estimule a criança a dizer o número das garrafas que ela
derrubou.
Terça-feira (23/11/2021)
- Atividade: pintar bem bonito o desenho referente ao dia da
Consciência Negra!
- Assistir ao vídeo da história: O cabelo de Lelê.
- Assistir, ouvir e cantar o vídeo da música Qual a cor da pele e depois falar para a professora Andreia qual a cor da sua pele!
Segunda-feira (22/11/2021)
- Assistir ao vídeo sobre a história da Menina bonita do laço de fita.
-
Roda de conversa sobre respeito entre as pessoas. Perguntar como é a menina da história?
Como era o Coelho? Como uma pessoa deve ser para ser bonita? etc.
-
Contar até 5 ou mais utilizando materiais manipulativos como: tampinhas,
palitos, brinquedos etc.
-
Brincadeira: Bola no balde.
Descrição:
para esta atividade, fizemos um balde a uma altura razoável e determine uma
distância limite para o arremesso. Em fila, a criança é seus familiares vão
fazendo as tentativas de acertar a bola no balde. O ganhador será aquele que
marcar o maior número acertos!
Sexta-feira (19/11/2021)
-
Brincadeira: Criar um circuito em casa, com atividades como: se arrastar
embaixo da mesa, pular em um pé só, rolar no chão e pular pequenos obstáculos (como
vassoura no chão, etc.…)
- Assistir ao vídeo da história infantil: O cabelo de Lelê, sobre a Consciência Negra.
-
Dialogar com as crianças sobre a história!
- Assistir e cantar a Parlenda 1, 2 feijão com arroz!
Quinta-feira (18/11/2021)
- Assistir novamente o vídeo: A bandeira do Brasil - História, cores, significados, formas geométricas e curiosidades sobre ela.
-
Atividade: Pintar bem bonito, colar cartolina atrás, recortar e montar o quebra
cabeça!
Quarta-feira (17/11//2021)
- Assistir ao vídeo: A bandeira do Brasil - História, cores, significados, formas geométricas e curiosidades sobre ela.
- Atividade: Pintar a bandeira bem linda!
- Assistir ao vídeo: Parlenda - Um dois, feijão com arroz.
Terça-feira (16/11/2021)
- Assistir a história: As famílias do Mundinho.
- Roda de conversa: quais são os hábitos em casa?
Ressaltando a importância da colaboração entre todos os membros da família nas
tarefas diárias, resgatar o valor da família!
- Revisão do numeral 5: assistir ao vídeo “número 5”.
- Brincadeira: Acerte a bola no buraco.
Essa ideia vai para a série dos brinquedos que você
faz com facilidade e que rendem bastante! Nada mais, nada menos do que uma
caixa com um buraco no meio para que a criança encontre uma forma de fazer a
bolinha cair no buraco.
Você vai precisar de: caixa de papelão vazia; bola (s)
pequena (s); estilete; algum objeto redondo cuja circunferência seja maior do
que a bola que você separou.
1.
Use
o compasso ou outro objeto para fazer um círculo no meio da caixa de papelão;
2.
Com
o estilete, recorte o círculo para criar um buraco redondo no centro da caixa;
3.
A
brincadeira principal consiste em colocar uma bolinha na caixa e fazer para a
criança que ela precisa mexer na caixa até que a bolinha caia pelo círculo;
Segunda-feira (15/11/2021)
- FERIADO
Sexta-feira (12/11/2021)
- Assistir ao vídeo “1,2 feijão com arroz”!
- Assistir ao vídeo da história “As famílias do mundinho”.
-
Roda de conversa sobre a história ressaltando que cada um é de um jeito, mas
que o amor é sempre igual e que respeitando as diferenças é possível ser feliz!
Quinta-feira (11/11/2021)
- Assistir o vídeo sobre noção de grandeza: maior e menor.
-
Fazer a atividade com muito carinho e atenção!
- Brincadeira: Bola no balde
Descrição: Pará esta atividade, fixe um balde a uma altura razoável e determine uma distância limite para o arremesso. Em fila, a criança é seus familiares vão fazendo suas tentativas de acertar a bola no balde. O ganhador será aquele que marcar o maior número de acertos!
- Ouvir, cantar e marchar com a música “Marcha Soldado”!
Quarta-feira (10/11//2021)
- Assistir, ouvir e cantar a “Música Dos Números Mais Divertida Do Mundo”.
- Ouvir novamente a história: Proclamação da República.
Atividade:
Pintar o desenho
Terça-feira (09/11/2021)
- Informar as crianças que ouvirão e assistirão a história de uma menina aparelhada de medo: A chapeuzinho Amarelo.
-
Roda de conversa perguntando se a criança gostou da história? Quais os
bichinhos que Chapeuzinho Amarelo tinha medo no início da história? Como acabou
o medo da Chapeuzinho Amarelo? Etc...
-
Pedir para a criança separar os brinquedos com a cor amarelo e depois conversar
sobre as características de cada um deles.
-
Ouvir e assistir a história: Proclamação da República.
Segunda-feira (08/11/2021)
- Assistir ao vídeo: Vamos contar até 5?
-
Atividade: Faça o contorno do número 5 no chão com fita crepe ou giz de lousa.
Peça que as crianças caminhem sobre o contorno do número com as mãos na cabeça,
andando e batendo palmas, etc. Você pode também solicitar que acompanhem o
contorno do número utilizando algum brinquedo, por exemplo, eles podem usar um
carrinho e o contorno do número pode ser a pista.
- Assistir a leitura audiovisual da história “Tilimpim, o garoto limpinho”.
-
Roda de conversa: Bons hábitos de higiene.
Sexta-feira (05/11/2021)
-
Brincadeira: Encontre a tampa
Descrição:
Potes de cozinha sempre viram brincadeiras entre as crianças! Essa atividade é
muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças.
Coloque vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a criança
procure e encontre a tampa certa de cada um. Quanto maior a variedade de
tamanhos e formatos melhor. O jogo de potes ainda ajuda na identificação de
grande e pequeno e formas geométricas.
Fonte: Google Imagens
- Ouvir e cantar as músicas infantis!
Quinta-feira (04/11/2021)
-
Vamos revisar as figuras geométricas!
Aprenda as formas geométricas com Pocoyo.
- Assistir ao vídeo da fábula: A corrida dos sapinhos, de Monteiro Lobato.
Pedir
para a criança fazer a dramatização da história.
- Ouvir e cantar a música “O sapo não lava o pé”.
Quarta-feira (03/11//2021)
- Revisando o numeral 5.
-
Atividade: Distribuir às crianças 5 tampinhas de garrafa pet e fazer um teste
com elas com os números já vistos. Pedir que separem e mostrem 4 tampinhas,
depois 2, depois 1 e por fim o número 5.
- Assistir ao vídeo sobre a história infantil João e Maria.
-
Faça questionamentos às crianças como: quais são os personagens que aparecem na
história? Onde a história acontece? O que acontece com João e Maria? Como
termina a história? O que mais gostou na história?
-
Pedir para a criança fazer o reconto da história. Gravar e postar no grupo!
Terça-feira (02/11/2021) – Feriado
Segunda-feira (01/11/2021) –
Feriado
OUTUBRO
Sexta-feira (29/10/2021) - Feriado
Quinta-feira (28/10/2021) - Feriado
Quarta-feira (27/10//2021)
- Ouvir, cantar e dançar as músicas Trem fantasma e Bruxinha bonitinha em comemoração ao Halloween.
-
Fazer docinhos para a Festa de Halloween, deixando que a criança participe a
confecção do docinho.
Receita:
docinho de leite em pó
Ingredientes:
1
lata de leite em pó
Meia
lata de açúcar refinado
4
colheres de sopa de coco ralado
Leite
de coco (o suficiente até dar o ponto de enrolar)
Cravo
da Índia (para enfeitar)
Modo
de preparo:
1
- Misture bem o açúcar, o leite em pó e o coco ralado.
2
- Aos poucos, acrescente o leite de coco e vá amassando até a massa atingir o
ponto de ser enrolada.
3
- Forme bolinhas, passe-as no açúcar e enfeite com o cravo da Índia.
Fica
uma delícia esse docinho e é uma receita simples e barata e as crianças adoram
participar da confecção dos docinhos! Postem fotos da criança modelando os
docinhos!
- Ouvir, cantar e dançar a música A bruxinha.
- Assistir ao vídeo do Ursinho Pooh.
-
Apresentar o universo Halloween, e
focando os principais personagens: as bruxas, o lobisomem, o vampiro, fantasma,
bem como as tradições: se fantasiar, comer doces e as travessuras.
-
Explorando o numeral 5: conte brinquedos, pratos, guardanapos, lápis de cor,
talheres, etc., relacionando com a quantidade.
- Assistir ao vídeo Especial Os Pequerruchos Almanaque - Números - Do 1 ao 5.
- Ouvir, cantar e dançar a música: A dança do movimento.
- Assistir a história infantil: As cores. Acesso pelo link:
-
Brincadeira: Alerta cor
Descrição:
Essa brincadeira pede um espaço grande! Uma pessoa é escolhida para ser o
pegador as demais ficam espalhadas pelo cômodo. O pegador diz “alerta
cor!" e os demais perguntam "que cor"?. O pegador, então,
escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos,
caso contrário, poderão ser pagos.
- Assistir ao vídeo da história “O gatinho fedorento”, para falar sobre higiene para as crianças! Acesso pelo link:
- Assistir, ouvir e cantar a música: “O sapo quá quá quá”.
-
Fazer a contagem de materiais concretos exemplos: brinquedos, grãos etc. até o
numeral 5.
- Assista o vídeo explicativo: Números e quantidades!
- Atividade:
- Assistir ao vídeo da história contada infantil A boca do sapo.
Roda
de conversa: o que você entendeu da história? Quais são os personagens da
história? Quais dos personagens da história tem a boca grande? Quem já viu um
sapo?
-
Brincadeiras com diversos potes ou vasilhas com tampas abrindo, fechando e
empilhando.
- Assistir, ouvir e cantar a música “Dança do dentro e fora” prestando a atenção nos conceitos dentro e fora.
-
Atividade:
- Ouvir a história: Meu nome é Zé! E o seu qual é?
Fazer
um videozinho da criança se apresentando para o grupo para a gente já ir se
conhecendo!
- Calendário.
- Assistir ao vídeo sobre: Saúde e higiene pessoal.
- Assistir ao vídeo: Números e quantidades.
-
Atividade: Número e quantidade com prendedores.
Descrição: para essa atividade, será necessário apenas alguns prendedores de roupas e pedaços de papel em diferentes formatos com um número escrito, para que a atividade fique ainda mais divertida os prendedores podem ser pintados e coloridos pela própria criança. A realização dessa atividade tem como objetivo ensinar números e quantidades, desenvolver conhecimento de cores, formas geométricas e coordenação motora fina.
Poste fotos no grupo da criança realizando a atividade!
- Assistir ao vídeo: Números e quantidades.
-
Brincadeira: Estátua
·
Material utilizado: não necessita de
nenhum material
·
Número de participantes: 4 ou mais
·
Objetivo: Permanecer imóvel (em posição de
estátua)
Estátua
é uma brincadeira infantil em que seus participantes devem permanecer imóveis
(como estátuas) por um tempo determinado.
Os
participantes podem ser avaliados por sua criatividade e por sua capacidade de
concentração durante a tarefa.
- Ouvir as músicas em homenagem ao Dia dos professores!
e
- Assistir, ouvir e cantar a música: O pescoço da Girafa.
- Ouvir a história: A lista da Dona Girafa – recordando os números.
-
Brincadeira: Dança da cadeira.
Essa
brincadeira em grupo fica mais divertida com música e são necessárias apenas
algumas cadeiras (uma a menos do que a quantidade de crianças do grupo).
Com
as cadeiras em círculo, a música toca e os participantes giram em volta delas. Quando
a música parar, todos se sentam. Quem ficar sem lugar sai da roda e pode cuidar
da música na próxima volta. A cada rodada é tirada uma cadeira do círculo, e o
vencedor será quem conseguir sentar por último.
-
Brincadeira: Morto/ Vivo
Material
utilizado: Não necessita de nenhum material.
Número
de participantes: 3 ou mais.
Objetivo:
Seguir corretamente as indicações do mestre da brincadeira.
Morto-vivo
é uma brincadeira muito tradicional entre as crianças. Consiste em seguir atentamente
as orientações de um participante (mestre): morto (abaixar) e vivo (levantar).
A
aleatoriedade de quem dá a ordem confunde os jogadores e ao abaixar quando
deveriam estar levantados ou vice-versa, elimina os competidores.
- Assistir, ouvir e cantar a música em homenagem ao Dia das Crianças.
- Contagem de objetos, brinquedos, etc. até o numeral 5.
- Assistir, ouvir e cantar a música para o Dia das Crianças!
-
Brincadeira: Meu mestre mandou.
Descrição:
A brincadeira pode envolver toda a família.
Uma
pessoa será o mestre e os demais têm de obedecer. Com a frase "Seu mestre
mandou", quem estiver no comando pode dar ordens engraçadas como pular num
pé só no meio da sala ou encontrar uma meia furada. Para estimular ainda mais,
experimente deixar a criança exercer papel de liderança!
- Assistir o vídeo: Números e quantidades.
-
Brincadeira: Casinha
Descrição:
essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de
brinquedo como: bonecas, bichos de pano, carrinhos, o que a criança tiver em
casa. As crianças representam os papéis sociais e podem invertê-los, por
exemplo cada hora uma é a mãe, o pai, o irmão e a outra é a filha ou o filho.
-
Explorando o numeral 5: Conte brinquedos, pratos, guardanapos, lápis de cor,
talheres, etc., relacionando com a quantidade.
- Assistir a história: Ser criança!
- Assistir, ouvir e cantar a música: Criança é vida!
-
Brincadeira: Bolha de sabão.
Descrição:
misture 2 colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um
canudinho assopre, quanto mais devagar a criança assoprar, mais ficará cheio de
bolhas!
- Assistir a história: A lista da Dona Girafa.
- Brincadeira: telefone sem fio.
Descrição: As crianças devem ficar enfileiradas. A
primeira cria uma mensagem fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando
adiante, com cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve
dizer em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai
para o fim da fileira!
- Assistir e ouvir a história: Ser criança!
- Pais pedir para as crianças fazerem 5 cobrinhas com
massinha de modelar e fazer a contagem!
- Revisão dos numerais: Assistir, ouvir e cantar a música “1, 2 feijão com arroz”.
- Brincadeira: boliche
Descrição: faça os pinos com
garrafas pet cheia de água até a metade. Depois com uma bola, o jogador deve
tentar derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.
- Assistir o vídeo Vida de criança e se divertir à vontade cantando e dançando!
SETEMBRO
- Modelar os numerais de 1 a 5 com
massinha.
- Assistir, ouvir e cantar a música: Baile da Primavera.
- Assistir, cantar e dançar a música Planta Bambolê....
Gravar um videozinho da criança dançando e postar no nosso grupo do WhatsApp.
- Assistir ao vídeo explicativo
sobre os números de 1 a 5!
- Atividade:
- Vamos brincar de massinha?
Receita:
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de sal
1
1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol
ou outro óleo comestível)
Corante comestível de cores variadas
Modo de preparo: Para preparar a massinha
de modelar caseira, basta misturar os ingredientes na ordem acima. Ou seja, por
último, coloque o (s) corante (s) da cor que preferir. Viu como é fácil? Agora,
mãos na massa!
Como brincar: manipular livremente
descobrindo formas de animais, frutas, flores ou outros objetos. Usar palitos,
forminhas, tesouras, tampinhas e outros objetos para furar, riscar, cortar e
modelar a massinha.
- Assistir ao vídeo: Vamos contar até 5?
- Atividade:
- Assistir o vídeo sobre educação para o trânsito.
- Assistir, ouvir e cantar a música: “ Dirigindo o meu carro” prestando atenção sempre em como se sobressair no trânsito!
- Números do
1 ao 5.
- Fazer a
contagem de brinquedos ou objetos até o numeral 5.
- Brincadeira: Amarelinha dos números
- Ouvir a história: Turminha de respeito -
noções de trânsito e transporte!
- Contagem de objetos ou brinquedos
até o numeral 5.
- Assistir, ouvir e cantar as
músicas que falam da Primavera!
Primavera Música Infantil
Palavra Cantada - Vai e vem das
estações
- Brincadeira de equilíbrio
Material: 01 livro ou 01 caderno
Descrição: colocar o objeto em cima
da cabeça e dar 5 passos à frente sem deixar o objeto cair no chão.
Desafiar o papai e a mamãe para ver quem consegue cumprir o desafio.
Duração: 30 minutos.
- Assistir ao vídeo “As flores da
Primavera”.
- Fazer a contagem de objetos ou
mesmo brinquedos até o numeral 5.
- Assistir, ouvir e cantar a música
da Primavera.
- Ouvir a história da Primavera
e em seguida fazer a atividade:
- Atividade: Classificando objetos
- Oferecer as crianças vários tipos de objetos (tampinhas de garrafas, de achocolatado, de creme dental, potinhos, rolhas, bolinhas, toquinhos de madeira, etc.). Para que explorem, cor, forma, textura, espessura, tamanho, peso, etc.
- Fazer castelos, torres, empilhar, encaixar, colocar lado a lado.
- Separar por cores e tamanho.
- Organizar em caixas ou em potes tudo o que for igual ou dá mesma forma!
- Essa brincadeira é para reforçar os conceitos de cores, formas e tamanho!
- Calendário + curiosidades.
- Assistir a história sobre o “Dia
da Árvore”.
- Fazer a atividade com bastante
capricho!
- Brincadeiras de roda já conhecidas: “Ciranda cirandinha”, “Não atire o pau no gato”, “Amarelinha”, etc... Gravar um videozinho e postar no grupo do WhatsApp.
- Assistir a história “A sementinha que não queria crescer”.
Materiais:
- 1
copinho descartável;
- Chumaço
de algodão esterilizado (evita a proliferação de fungos e bactérias);
- 2
ou 3 grãos de feijão (alguns grãos podem não germinar, por isso, é ideal
colocar mais de um grão de feijão sobre o algodão);
- Água.
Como plantar:
- Umedeça
o algodão em água e coloque-o forrando o fundo do copinho;
- Coloque 2 ou 3 grãos de feijão sobre o algodão;
- Vá
molhando o algodão para que fique sempre úmido e mantenha-o em lugar bem
iluminando;
- A partir de 3 dias é possível notar que o feijão começa a germinar;
- Quando o feijão já
estiver uma mudinha, com cerca de 20 cm, transfira-o para a terra ou vaso, para
que a plantinha possa se desenvolver (o plantio na terra permite que a muda se
desenvolva ainda mais).
- Realizar a contagem de materiais concretos como tampinhas, lápis de cor, grãos de feijão, brinquedos, etc. até o numeral 5.
- Assistir ao vídeo da história do
Dia da Árvore.
- Revisão cheio/ vazio: Brincar de
encher pratos de plásticos com papéis picados e depois esvazia-los.
- Roda de conversa sobre o que a
planta necessita para crescer e se tornar uma grande árvore? SOL, AR, ÁGUA E
TERRA!
- Assistir ao vídeo e em seguida
brincar de encher pratos de plásticos com papéis picados e depois esvazia-los.
- Assistir, ouvir e cantar a música: A grama foi crescendo de Patati e Patata.
15/09/2021
- Assistir ao vídeo
e em seguida fazer a atividade:- Ouvir a história e conversar
sobre as utilidades das árvores!
- Roda de conversa: Dia da Árvore - levar a criança ao ambiente externo de casa a fim de observar e identificar as árvores a volta, se elas têm cascas ásperas, ou limpinhas, se são grandes ou pequenas, se tem folhas, se tem frutos, se tem sombra, se nelas tem passarinhos, estimulando na criança o cuidado com a natureza!
- Atividade: Colorir bem bonito a
árvore e em seguida colar folhas naturais na copa da árvore!
- Leve ou pesado?
Materiais: selecione objetos que
comtemplem os conceitos leve e pesado. De preferência utilize objetos
semelhantes: bola leve e bola pesada, caixa leve e caixa pesada, garrafa leve e
garrafa pesada, lata leve e lata pesada, etc.
Desenvolvimento: espalhe os objetos
pela sala, incentive as crianças a levantarem todos os objetos, enfatizando os
conceitos de leve e pesado. Observe as reações das crianças em relação a cada
objeto.
Levante um objeto pesado e faça uma cara de cansado e diga: ufa que caixa pesada. Levante um objeto leve e sorria dizendo: Está caixa está leve, ainda bem!
- Brincadeiras de roda: faça rodas pequenas, com 4 ou 5 crianças de cada vez. Cante cantigas de roda de cultura brasileira “Ciranda cirandinha”, “Não atire o pau no gato” etc...
- Ligar o conjunto ao numeral
correspondente!
- Assistir, ouvir e cantar as músicas infantis!
- Sentar na sombra de uma árvore e fazer uma roda de conversa sobre os benefícios das árvores, o respeito e cuidados que devemos ter com as plantas.
- Ouvir novamente a história: O jardim de Ceci.
- Sair de dentro de casa com a
mamãe ou responsável para observar a natureza, a vegetação local, árvores e
flores!
- Assistir, ouvir e cantar a música - A árvore de Patati e Patata.
- Atividade:
- Revisão do numeral 5: assistir ao
vídeo “Número 5”
- Fazer o numeral 5 no chão com giz
de lousa e a criança deverá andar e brincar sobre o seu contorno.
- Assistir ao vídeo: O jardim de Ceci.
- Roda de conversa sobre a história
“O jardim de Ceci”: comentar sobre a atitude de Ceci e seus amigos para com o
meio ambiente, questionar o que cada um pode fazer para preservar o meio
ambiente em que vivemos! Depois fazer perguntas relacionadas a história: quem
era Ceci? Onde acontece a história? Como ela cuidava do jardim? Quem eram os
bichinhos que moravam no jardim? Quem ajudou Ceci? Como?
- Pedir para que a criança faça o
reconto da história!
- Ouvir e cantar o Hino Nacional.
Distribuir folhas de jornais ou
mesmo panfletos de supermercado para que as crianças façam bolinhas não mais
que 5 e contar em voz alta. Colocar uma caixa no chão e pedir que atirem uma
bola por vez dentro da caixa, para ver quantas acertaram na caixa sempre
contando em voz alta, explicando que todos são vencedores do jogo, pois o maior
prêmio é aquilo que eles conseguiram aprender.
- Pedir para a criança fazer um
vídeo apresentando o seu brinquedo preferido, explicando de forma oral as
características como por exemplo: a cor, o tamanho, etc...
- Assistir, ouvir e cantar ao vídeo
Meu Brasil - Independência do Brasil.
02/09/2021
01/09//2021
01/09//2021
- Assistir ao vídeo: Números do 1 ao 5.
- Assistir ao vídeo: Independência do Brasil- Animação infantil.
- Brincadeira: Passe a bola.
Objetivos: atenção, coordenação
motora, cooperação, atenção auditiva, agilidade, firmeza ao pegar a bola,
lateralidade.
Material utilizado: bola.
Como brincar: com as crianças
sentadas em círculo, pedir que elas passem de mão em mão uma bola. Ao sinal do
responsável a bola deve mudar de direção, indo da direita à esquerda ou vice-versa.
- Assistir ao vídeo: Independência do Brasil.
- Pintar o mapa de verde e em
seguida recortar os indiozinhos e colar dentro do mapa.
- Ouvir e cantar o Hino Nacional.
- Pais ou responsáveis trabalhar o
conceito de números utilizando a idade das crianças, o relógio, folhetos de
supermercado, jornais, revistas, entre outros!
- Assistir a história: Tudo bem ser diferente!
- Roda de conversa sobre a história: sobre as diferenças de cada um, o respeito que temos que ter pelo próximo e por nós mesmos, evidenciando que devemos nos amar do jeito que somos!
- Ouvir umas duas vezes a música: A
diferença é o que nos une!
- Assistir ao vídeo: Todo mundo é
diferente!
- Roda de conversa sobre inclusão,
solidariedade, amor entre as pessoas e nós mesmos.
- Realizar a contagem até o número
cinco ou mais com materiais concretos como: tampinhas, grãos, brinquedos etc.
- Brincadeiras de roda já
conhecidas.
- Figuras geométricas:
Assistir ao
vídeo: A granja geométrica.
- Ouvir,
cantar e dançar a música: Marcha Soldado
- Atividade:
Dobradura – chapéu do soldado
Material:
uma folha de jornal e durex ou cola.
Como fazer:
1. dobre a
folha retangular ao meio
2. marque o
centro e vire da ponta ao centro, dos dois lados;
3. abra-o e
vire, no sentido da ponta do chapéu, uma parte para a frente e outra para trás;
4. cole as
pontas nas laterais;
5. e está
pronto o chapéu.
- Assistir a
história: O soldadinho de chumbo.
- Assistir
ao vídeo musical: Marcha soldado.
- Roda de
conversa sobre a importância desses profissionais para o nosso país, eles são
responsáveis por proteger nossa nação e manter a ordem social!
- Marchar
igual ao soldado!
- Fazer uma linda pintura no desenho:
- Contagem
oral de objetos ou brinquedos até o numeral 5.
- Assistir
ao vídeo: Em frente, atrás e ao lado e em seguida fazer a atividade.
- Ouvir a
história: O soldadinho de chumbo.
- Roda de
conversa sobre a história e em seguida pedir para a criança fazer o reconto da história!
- Ouvir,
cantar e dançar a música: Marcha Soldado!
- Ouvir a
história: Os cinco Soldadinhos.
- Realizar a
contagem do numeral 1 ao 5 utilizando os dedos das mãos.
- Ouvir a história: Lenda da Caipora.
- Ouvia a música da personagem folclórica: Caipora
- Brincadeiras de roda já conhecidas: Não atire o pau no
gato, Ciranda cirandinha etc.
- Vamos ouvir a história do Boto cor-de-rosa!
- Ouvir, cantar e dançar as músicas folclóricas!
- Contagem
oral de brinquedos até o número 5.
- Atividade:
- Revisão
das figuras geométricas:
Assistir ao
vídeo: A granja geométrica.
Formas geométricas em todos os lugares: pais pedir para a criança procurar as formas geométricas nos objetos de casa, fotografar e postar no grupo!
- Contagem
oral até o número 5 com materiais concretos como tampinhas, palitos, grãos
etc...
- Ouvir, cantar e dançar a música: Saci-Pererê!
- Ouvir a história: Lenda da Sereia Iara
- Roda de
conversa sobre a história da Iara que é uma personagem folclórica aqui do
Brasil: é um ser metade peixe, metade mulher e é muito linda, mora nos lagos e
rios e quem a vê fica encantado com a sua beleza. Ela é de origem indígena!
Perguntar as crianças se já conheciam a sereia? E pedir para a criança fazer o
reconto da história!
- Contagem
oral de brinquedos até o numeral 5.
-
Brincadeira em grupo: esconde-esconde
Uma pessoa
ficará encarregada de contar (geralmente até 10) e de olhos fechados, até que
os outros se escondam.
O local onde a pessoa realizou a contagem é utilizado para imunizar os outros, o qual é chamado de “pique”. Por isso, em alguns lugares essa brincadeira é também conhecida por pique-esconde.
- Revisando
os numerais: contar até o número 5 com materiais concretos como: tampinhas,
palitos, grãos etc...
- Cantar e dançar a música do Saci Pererê: https://youtu.be/ljTSqTkaseA
- Brincadeiras de roda: Não atire o pau no gato!: https://youtu.be/1s_LKI8bXUk
- Assistir ao vídeo que fala sobre conceitos de grandeza maior e menor.
- Atividade:
- Cantar e dançar a música: Saci Pererê.
- Atividade: Pinte os desenhos de cada
conjunto e depois ligue ao numeral correspondente.
- Ouvir a história: Os dez sacizinhos e em seguida questionar a criança se já conhecia o Saci Pererê, quais são as características do Saci Pererê, o que este personagem gosta de fazer e onde ele mora?
- Brincadeira:
pular num pé só que nem o Saci Perere.
- Assistir aos vídeos: Lenda do Saci Pererê
e a Música do Saci Pererê
- Crianças
identificar em casa vários objetos da cor vermelho, tirar fotos e postar no
grupo!
- Cante e
dance ao som da música do Saci Pererê!
- Brincadeira:
bolha de sabão
Descrição: misture 2 colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho assopra. Quanto mais devagar a criança assoprar, mais ficará cheio de bolhas!
- Revisão dos numerais de 1 a 5.
Assistir o vídeo e em seguida fazer a contagem dos números usando os dedinhos!
- Brincadeira: Corrida do saco
Pais e filhos devem correr juntos na corrida do saco. A dupla que chegar ao destino mais rápido, vence. Se cair, levante-se e continue.
- Ouvir, cantar e dançar a música para o Dia dos Pais!
- Explore a relação entre número e quantidade. Desenhe os números de 1 a 5 no chão com giz de lousa ou carvão e peça para a criança definir quantos itens serão necessários para a sua representação em quantidades. Pode utilizar brinquedos, palitos de fósforos, grãos, tampinhas de garrafas pet, etc.
- Assistam!
- Atividade:
Oferecer as
crianças vários tipos de objetos (tampinhas de garrafas, de achocolatado, de
creme dental, patinhos, rolhas, bolinhas, toquinhos de madeira). Para que
explorem, cor, forma, textura, espessura, tamanho, peso, etc.
Fazer
castelos, torres, empilhar, encaixar, colocar lado a lado.
Separar por
cores e tamanho.
Organizar em
caixas ou potes tudo o que for igual ou dá mesma forma!
- Hora do conto: Adivinha o quanto eu te amo!
- Roda de
conversa sobre a história incentivando as crianças à afetividade paterna,
exteriorizar emoções dizendo eu te amo para o papai!
É maravilhoso ouvir eu te amo! Temos que aprender a dizer eu te amo, para as pessoas que amamos e que nos tratam bem! É lindo!
- Brincadeira:
Estátua
Número de
participantes: a partir de 3
Uma das
crianças é escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de
frente para ele. O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro,
passarinho, gato, cobra.... Então, quem está no comando escolhe a estátua mais,
bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode-se também colocar uma música para
tocar e quando o chefe aperta o stop,
todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!
Desenvolva
outras atividades ou brincadeiras relacionadas ao conteúdo “cheio” e “vazio”.
Por exemplo, brinque de encher potes de iogurte com papel picado, bolinhas de
papel e palitos e, depois, esvazie-os. Brinque de encher bexigas e depois
esvaziar.
- Vamos
fazer a atividade de inverno:
Nossos amiguinhos estão bem aquecidos no inverno. Pinte-os com capricho!
- Utilizando
diferentes materiais como: palitos de sorvete, feijões, tampinhas de garrafas
pet, grãos, peça para as crianças contarem até cinco ou mais...
- Escute e cante
com as crianças ao som das cantigas de roda da cultura brasileira: “Ciranda
cirandinha”, “Atirei o pau no gato”, entre outras...
Em seguida,
fazer uma roda de conversa: sobre sentimentos relacionados ao abraço. Por que
abraçamos as pessoas, quando as pessoas nos abraçam? O que sentimos quando
somos abraçados? Os abraços são todos iguais? Incentivar as crianças as
manifestações de carinho, além de tratar também de autoestima e respeito à
diversidade!
- Revisando os numerais de 1 a 5: modelar os numerais de 1 a 5 com massinha.
- Revisando
os numerais de um (1) a cinco (5): fazer a contagem de 1 a 5 com os dedos e
pedir para a criança repetir.
- Sessão de
cinema em casa: Para isso, deixe o cômodo da casa escuro, quentinho e
aconchegante. Separe pipoca, chocolate quente ou mesmo suco, para curtir o
momento com o filho.
- Senhores
pais ou responsáveis entregue para a criança revistas e diga para ela encontrar
pessoas que estão com roupas adequadas para o inverno.
Tirar foto dela realizando a atividade e postar no grupo!
- Revisão
dos numerais de 1 a 5
Desenhar os
numerais de 1 a 5 no chão com giz de lousa ou carvão e pedir para que a criança
ande encima destes, fazendo as voltas necessárias para a construção do número!
Em seguida
pais ou responsáveis faça uma discussão de quais os tipos de roupas que usamos
no inverno. Por que usamos tais roupas? O que aconteceria se usássemos roupas
curtas quando está frio?
Gravar um videozinho da criança comentando sobre o inverno!
- Fazer um
videozinho da criança falando sobre o que ela pensa sobre o inverno e como este
se manifesta.
Questionar
sobre se no inverno é frio ou quente? Como as pessoas se vestem? Como a
natureza se mostra (com flores, com a grama úmida, com o ar gelado etc.…)?
- Mães ou responsáveis fazer um videozinho da criança falando
sobre como foram as férias. Brincaram muito, assistiram bastante filmes
infantis, etc.? (Mandar no grupo de WhatsApp).
- Brincadeira Junina: Passa chapéu
Boas férias, crianças e papais!
24/06/2021
- Brincadeira
junina: equilíbrio e dança
Entregue
para cada criança um pequeno objeto para equilibrar na cabeça, pode ser um
bichinho barulhento ou pelúcia, por exemplo. Coloque um forró para tocar e peça
que dancem, quem deixar o objeto cair sai da brincadeira. Ganha quem ficar mais
tempo equilibrando o objeto.
- Para revisar as figuras geométricas já vistas e os numerais: Amarelinha das formas geométricas:
- Revisando
as noções matemáticas em cima/embaixo:
Leve as
crianças para brincar no parquinho ou para um passeio e vá explorando nos
cenários o conceito embaixo e em cima, e também outros conceitos como na
frente, atrás, dentro, fora, mais perto, mais longe etc.
- Ouvir a história: A Cigarra e a Formiga - Fábula
- Depois de
ouvirem a história promover uma roda de conversa sobre a história em relação ao
inverno!
- Vamos
fazer uma receita simples de comida junina: Amendoim Doce
Ingredientes:
1 copo (200
ml) de amendoim cru com casca
1 copo (200
ml) de açúcar
1 copo (200
ml) de água
Modo de
preparo: Junte todos os ingredientes em uma panela e misture bem para dissolver
o açúcar. Leve ao fogo médio mexendo de 5 em 5 minutos. Quando começar a
engrossar mexa constantemente até dar o ponto (todo o açúcar ficar grudado no
amendoim). Assim que der o ponto retire o amendoim da panela e coloque em uma
travessa para esfriar.
-
Brincadeira: Corrida de saco
Se possível, separe alguns sacos de batata ou então adapte a brincadeira usando uma fronha de travesseiro que os papais não se importam de sujar. Os pequenos devem colocar os sacos ou as fronhas nas pernas e sair pulando com eles. Quem cruzar a linha de chegada primeiro, vence!
- Hoje, 21/6, começa o inverno, trazendo consigo brisas geladas e baixas temperaturas. É hora de aquecer nossos corações com muito amor e assim superarmos os dias frios!
Vamos iniciar mais uma semana de estudos!
- Noções de “em
cima” e “embaixo”: pegue alguns brinquedos, como bola, carrinho, boneca etc. Disponha
alguns objetos em cima de alguma mesa e outros embaixo das cadeiras, por
exemplo. Neste momento, converse com as crianças e exemplifique as noções de “em
cima” e “embaixo”. Pergunte para elas qual objeto está em cima da mesa e qual
está embaixo da cadeira. Deixe que as crianças se expressem. Caso não consigam dizer
os conceitos corretos, você deve mostrar e informar.
- Músicas
Juninas:
Ouvir, cantar e dançar as Músicas Juninas:
18/06/2021
- Brincadeira: amarelinha dos números.
- Vamos colorir a casa?
- Número 5:
- Modelar o numeral 5 com massinha e
espetar a quantidade de palitos de fosforo ou de dente relacionado ao número.
- Brincadeira
junina: Dança da cadeira
Depende do
número de participantes. Se forem 10, junte 9 cadeiras em círculo e coloque uma
pessoa para comandar a música. As pessoas precisam dançar ao redor das cadeiras
e, quando a música parar, elas têm que sentar. Aquele que ficar de fora, é
eliminado.
Na próxima
rodada, retira-se uma cadeira e assim sucessivamente, até sobrarem dois
indivíduos e apenas uma cadeira. O vencedor é aquele que conseguir sentar na
cadeira ao final.
- Prato
típico da festa junina: Pipoca
Receita:
Ingredientes:
2 colheres
de sopa de óleo
5 colheres
de sopa de milho de pipoca
Sal a gosto
Modo de
preparo: misture todos os ingredientes numa panela e deixe em fogo baixo.
Obs.: Deixar
a criança participar do preparo, prestando atenção na quantidade de
ingredientes!
- Sessão de cinema com pipoca:
- Cantar e dançar a vontade as músicas de Festa Junina:
- Apresentar
a dança da quadrilha para a criança e em seguida perguntar a ela o que achou da
dança, da música e qual foi o melhor momento.
- Atividade:
Construir com massa de modelar os numerais de 1 a 5.
- Em seguida
pais ou responsáveis distribuir a criança 5 tampinhas de garrafa pet e fazer um
teste com ela com os numerais já vistos, pedir que separem e mostrem 4
tampinhas, depois 2, depois 1, depois 3 e por fim o número 5.
- Vamos assistir o vídeo explicativo e em seguida vamos fazer a atividade:
- Ouvir e cantar a música que fala da Natureza, do nosso Meio Ambiente
- Folhear livros e revistas procurando figuras sobre o meio ambiente e postar, através de fotos, no grupo!
- Assistir ao vídeo do número 4:
- Assistir a história e em seguida pais fazer uma roda de conversa:
- Roda de conversa sobre o comportamento do menino João!
- Pais lembrar a criança de observar todos os dias o desenvolvimento das sementinhas!
- Ouvir a musiquinha e cantar.
- Em seguida pais ou responsáveis distribuir três canudinhos para a criança e propor que ela forme um triangulo com esses canudinhos!
- Roda de conversa: sobre a preservação do Meio Ambiente perguntar se a criança sabe o que deve fazer?Etc...
- Conversar sobre a preservação do meio ambiente, em seguida fazer um passeio na rua estimulando a criança a observar as árvores, os pássaros e outros animaizinhos da Natureza!
- Assistir a história do triangulo!
- Ouvir a história Pé de bicho e observar a diversidade de animaizinhos que temos no nosso Meio Ambiente!
- Assistir o vídeo para aprender a escovar os dentes de maneira correta!
- Ouvir a música prestando bastante atenção e em seguida pais ou responsáveis falar da importância de escovar os dentes todos os dias e também falar quando que devemos escovar os dentes!
- Principais horários: quando acordar, depois do almoço e antes de dormir!
- Hora de praticar fazer um videozinho da criança escovando os dentes de maneira correta! E postar no grupo!
- Ouvir a música referente as estações.
- Fazer uma linda pintura nas folhinhas caídas!
- Realizar a contagem de 1 a 4, com os dedos da mão.
- Depois de assistirem ao vídeo abaixo, converse com a criança, sobre o que foi visto no vídeo: pergunte se ela entendeu sobre o assunto, agregue situações do cotidiano ao qual devemos lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, aparar as unhas, etc...
- Conversar sobre as diferentes composições familiares.
- Cantar e se divertir com a música.
- Faça a contagem de objetos ou mesmo brinquedos para aos poucos a criança associar o numeral a quantidade. Exemplos: 3 tampas, 3 panelas, 3 tomates. Peça para a criança repetir a contagem.
- Fazer a atividade a seguir com muito capricho!
- Promover uma roda de conversa com a criança: explicando que o outono é o período em que o clima começa a esfriar e as folhas das árvores começam a amarelar e caem.
- Assistir, ouvir e cantar a música!
- Atividade: Cobrir os tracejados do numeral 3 e pintar os sorvetes.
- Roda de conversa com as crianças alertando- as a se defenderem de abusos de adultos inconvenientes. Nesse caso elas devem gritar, correr e contar para a mamãe ou responsável. Vamos defender e salvar as nossas crianças de maltratos.
- Ouvir a história e em seguida mostrar para as crianças o quadrado em objetos da própria casa como: quadros, tampo da mesa, relógio de parede etc
- Pedir para a criança identificar e classificar as formas geométricas nos objetos que encontrar em casa, fotografar e enviar no grupo!
- Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, escovar os dentes, cortar as unhas, etc...
- Brincadeiras de roda.
- Ouvir a história dos numerais!
- Ouvir a história Porcolino e mamãe!
- Em seguida fazer uma roda de conversa sobre a interação que devemos te uns com os outros, amor, obediência, pedir para a criança fazer o reconto da história!
- Brincadeira de amarelinha dos números!
- Assistir o vídeo da história e em seguida: pedir para a criança fazer o reconto da história do jeito dela! Gravar um videozinho e postar no grupo
- Colorir a flor para a mamãe!
- Ouvir e cantar a música Mamãe Maravilha
- Pedir para a criança nomear as cores do ambiente. Exemplos roupas, objetos, etc.
- Perguntar a cor preferida da criança!
- Brincadeiras de roda: Ciranda cirandinha e Atirei o pau no gato!
- Ouvir a história e falar sobre o amor e a efetividade entre as mães e os filhos!
ABRIL
- Roda de conversa sobre o dia do trabalhador, valorizando o trabalho como forma digna de sobrevivência!
- Ouvir a música e em seguida assistir a história.
- Realizar a roda da conversa com a criança sobre o respeito e o valor que devemos ter com as nossas mães todos os dias!
- Pintar a atividade bem linda!
- Utilizando diferentes materiais como palitos de picolé, feijões, tampinhas de garrafa ou grãos peça para a criança que montem montinhos de dois em dois.
- Ouvir a história:
- Mães ou responsáveis pedir para a criança fazer o reconto da história.
- Explorar a cor vermelho no personagem Chapeuzinho Vermelho, nos brinquedos , objetos, alimentos e roupas.
- Brincadeira: Passar por caminhos até a casa da vovó!
- Distribuir revistas e livros usados para que a criança identifique figuras na cor vermelha , tirem fotos e postem no grupo!
- Ouvir as músicas e cantar prestando atenção nos números!
- Aproveitar a história para mostrar através de conversa que cada um tem a sua mamãe!
- Conhecendo a figura geométrica quadrado:
- Senhores pais pedir para a criança identificar a figura geométrica quadrado nos objetos de casa. Fotografar e postar no grupo!!
- Pedir para a criança fazer o reconto da história!
- Ouvir a história e em seguida pintar o desenho referente a história.
- Ouvir a música:
- Revisando: Noções de grandeza
- Pais ou responsáveis, conversar sobre a higiene do nosso corpo com as crianças
- Vamos jogar? Jogo de encaixe de garrafas ou pote. Pegar garrafas e potes variados com tampas de rosca e também de encaixe. Pedir para a criança abrir e fechar cada um deles.
- Hoje é o Dia do Índio, vamos ouvir essa história e conhecer mais um pouco sobre seus costumes.
- Número 3:
- Assistir, cantar e dançar a música infantil: Índio beleza
- Brincadeira: imitar um indiozinho correndo e batendo a mão na boca dizendo Oo OO... fazendo boquinha de peixe!
- Hora da história:
- Atividade:
- Senhores pais ou responsáveis, pedir para a criança separar os brinquedos de dois em dois e em seguida guarda-los.
- Revisando o círculo
- Aprendendo os números 0, 1 e 2
- Pais fazer um videozinho com a criança relatando a higiene pessoal contra o coronavirus!
- Trabalhando oralmente com os números.
- Ouvir e cantar as músicas: "Rock das frutas" e "1,2 feijão com arroz".
- Vamos preparar uma deliciosa vitamina de banana, que é saudável! Vamos ficar atentos para os ingredientes e quantidades dos mesmos! Deixar que as crianças participem, ajudando a preparar: como descascar as bananas, colocar os ingredientes no liquidificador, etc.
- Ouvir a história: O castelo amarelo
- Ouvir, cantar e dançar a música: Rock das Frutas!
- Ouvir a história a seguir e dialogar com a criança sobre os valores da solidariedade, respeito, amor, paz e partilha
- Corrida da Páscoa
- Fazer a contagem de objetos para aos poucos a criança associar o numeral a quantidade. Exemplos: 1 banana, 1 uva, 1 biscoito etc.
- Escutar a música: Cinco Patinhos, disponível em: https://youtu.be/fbO0zeX3igA
- Assistir ao vídeo a seguir sobre o verdadeiro sentido da páscoa
- Atividade:
- Escutar a música a seguir:
- Ouvir a história: A verdadeira Páscoa disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LU_75tfBxtU (Mães, fazer uma roda de conversa sobre o verdadeiro sentido da Páscoa);
- Boliche com garrafas pet: coloque várias garrafas PET vazias de pé, uma ao lado da outra, com uma pequena distância entre elas. Peça à criança que derrube as garrafas - pode ser com os pés, com as mãos, com a ajuda de uma bolinha... o objetivo é variar e explorar diferentes tipos de movimentos.
- Ouvir e cantar a música Cinco Patinhos disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1zlTwy7iYZc dramatizando com os dedinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário