segunda-feira, 7 de junho de 2021

Maternal II - MANHÃ Professora Andréia

 ATIVIDADES:

PROFESSORA ANDRÉIA

                                                              PROFESSORA ANDRÉIA

DEZEMBRO

Sexta-feira (17/12/2021)

- Ouvir e cantar as músicas assistindo ao vídeo Palavra Cantada | Bafafá Completo | Coletânea 40 minutos. 

- Brincadeira: CAÇA AO BRINQUEDO.
Descrição: Iniciar a atividade separando um monte com os brinquedos favoritos da criança. Em seguida, observe os brinquedos e a partir de características como: cor, tamanho, formato, peça para a criança o encontrar. Essa atividade possibilita ensinar as características e forma para as crianças, bem como a seguir instruções!

Quinta-feira (16/12/2021)

- Ouvir e cantar canções natalinas assistindo ao vídeo Músicas de Natal em português / Canções natalinas. 

- Brincadeira: CAIXAS DE OVOS VIRAM BRINCADEIRA DE ENCAIXAR.
Objetivos: Furar a caixa de ovo para que a criança possa encaixar hastes flexíveis, é ótimo para desenvolver a coordenação motora fina. Essa brincadeira pode entreter os pequenos por muito tempo e ser repetida várias vezes.
Descrição: Para fazer esta atividade, pegue um objeto perfurante (pode ser uma chave de fenda ou tesoura), fure a caixa de ovo e dê as hastes flexíveis para a criança começar a brincar. Vale lembrar que esta brincadeira deve ser supervisionada por um adulto, já que as hastes podem ser atrativas para as crianças e colocadas em lugares perigosos, como olhos e boca.

Quarta-feira (15/12//2021)

- Brincadeira: o jogo do caminho.

Para a brincadeira começar, basta desenhar caminhos com fita crepe no chão. Varie as direções, fazendo caminho em linha reta, zig zag ou ida e volta. Peça à criança para seguir a linha e a diversão começou!

- Assistir ao vídeo: Mundo Bita - Natal do Bita. 


- Roda de conversa sobre o Natal onde celebramos o amor ao próximo que deve ser praticado o tempo todo (todos os dias do ano!).

Terça-feira (14/12/2021)

- Revisão Grande e pequeno.

Assistir ao vídeo Grande e pequeno - Gugudada. 


- Brincadeira: Encontre a tampa.

Essa atividade é muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças. Coloque vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a criança procure e encontre a tampa certa de cada um. Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos melhor. O jogo dos potes ainda ajuda na identificação de grande/pequeno e formas geométricas.



Segunda-feira (13/12/2021)

- Brincadeira: Bola no balde

Descrição: a atividade é uma brincadeira simples e fácil de fazer até mesmo dentro de casa. A ideia consiste em criar uma espécie de basquete, usando balde no lugar da cesta. Assim, o objetivo do participante é encaixar a bola dentro da balde, mantendo uma distância previamente delimitada para o arremesso.

- Ouvir e cantar as canções natalinas assistindo ao vídeo Músicas de Natal 2020. 


Sexta-feira (10/12/2021)

- Assistir ao vídeo musical para revisão dos numerais de 1 a 5! 


- Roda de conversa sobre o amor e humildade!

- Brincadeira: Circuito de obstáculos.

O circuito de obstáculos é uma brincadeira que pode ser feita como uma espécie de competição. O adulto que está conduzindo o exercício poderá cronometrar o tempo em que as crianças levam para terminar o trajeto.

A sugestão é que seja criada uma pista com obstáculos para as crianças passarem. Os materiais utilizados podem ser pneus, cordas, cabos de vassoura e outros elementos que estejam à disposição.

Nessa brincadeira é aprimorada a consciência corporal, lateralidade, coordenação, equilíbrio e agilidade.

- Postem fotos das crianças no grupo realizando as atividades propostas!

Quinta-feira (09/12/2021)

- Revisão dos numerais.

Assistir ao vídeo da música Mariana, do DVD Galinha Pintadinha! 


- Brincadeira: Estátua

Descrição: número de participantes: a partir de 3. Uma das crianças é escolhida como o chefe delas e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra, etc... Então, quem está no comando escolhe a Estátua mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode colocar uma música para tocar e o chefe aperta o stop e todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!

Quarta-feira (08/12//2021)

- Revisão maior/ menor.

Assistir o vídeo “Maior e menor/ noção de grandeza”! 


- Atividade: 

- Brincadeira: patins engraçado.

Material necessário: várias caixas de sapato sem a tampa, fita adesiva colorida.

O primeiro passo é demarcar com a fita adesiva a saída e a chegada em dois pontos da sala ou pátio. Posicionadas lado a lado, as crianças devem escorregar até a linha de chegada, com duas caixas de sapatos em seus pés (“os patins”). O primeiro a chegar, será o patinador vencedor!


Terça-feira (07/12/2021)

- Assistir a história: A árvore de Natal. 


- Pedir para a criança fazer o reconto da história.

- Atividade: Enfeite a árvore de Natal

- Assistir, ouvir e cantar as Canções de Natal. 


Segunda-feira (06/12/2021)

- Assistir o vídeo sobre a história do Papai Noel. 


- Roda de conversa: falar sobre o verdadeiro sentido do Natal.

- Brincadeira: Bola no balde

Descrição: para esta atividade, fixe um balde a uma altura razoável e determine uma distância limite para o arremesso. Em fila, a criança é seus familiares vão fazendo suas tentativas de acertar a bola no balde. O ganhador será aquele que marcar o maior número de pontos.

- Revisão dos numerais.

Assistir, ouvir e cantar ao vídeo da música Mariana, DVD Galinha Pintadinha. 


Sexta-feira (03/12/2021)

- Ouvir e cantar canções natalinas do vídeo Músicas de Natal 2020! 


- Brincadeira: Criar um circuito, com atividades como se arrastar embaixo da mesa, pular em um pé só, rolar no chão e pular pequenos obstáculos (por exemplo: uma vassoura no chão, etc.…).

- Conceito de números e quantidade.

Distribuir as crianças 5 tampinhas de garrafas pet e fazer um teste com elas com os números já vistos, pedir que separem e mostrem 4 tampinhas, depois 2, depois 1, depois 3 e por fim o número 5.

Quinta-feira (02/12/2021)

- Assistir ao vídeo: Papai Noel sob a chaminé. 


- Roda de conversa: quem é o Papai Noel? O que ele faz no Natal? Qual é o papel do Papai Noel? Porque ele aparece vestido dessa forma?

- Qual a cor da roupa do Papai Noel?

- Atividade:



Quarta-feira (01/12//2021)

-Assistir ao vídeo referente as cores. 


- Assistir ao vídeo: Linda noite de Natal. 


- Roda de conversa sobre a história.

- Atividade: Fazer um lindo colorido no desenho referente ao Natal. 



NOVEMBRO

Terça-feira (30/11/2021)

- Brincadeira: Jogo de boliche

Material: garrafas pet, papel picado de várias cores, 1 bola.

Como montar o jogo: peça para a criança rasgar e colocar dentro das garrafas papéis coloridos  escreva ou cole números nas garrafas de 1 a 5. Prontinho agora é se divertir. Estimule a criança a dizer o número das garrafas que ela a derrubou!

- Assistir, ouvir e cantar as músicas de Natal. 


Segunda-feira (29/11/2021)

- Ouvir e cantar a música natalina “Anoiteceu”. 


 

- Revisando os numerais oralmente com a música “Mariana”. Assistir, ouvir e cantar. 


Sexta-feira (26/11/2021)

- Assistir ao desenho infantil animado A galinha ruiva. 


- Pedir para a criança fazer o reconto da história!

- Brincadeira: Bola no balde

Descrição: para esta atividade, fixe um balde a uma altura razoável e determine uma distância limite para o arremesso. Em fila, a criança e seus familiares vão fazendo suas tentativas de acertar a bola no balde. O ganhador será aquele que marcar o maior número de pontos.

- Assistir, ouvir e cantar a música Mariana para revisar os numerais! 


Quinta-feira (25/11/2021)

- Assistir ao vídeo da história “Girafinha Flor faz uma descoberta”. 


- Roda de conversa sobre a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola, o respeito mútuo, os bons hábitos de convivência e amor, e o que é ser amigo?

- Pedir para a criança fazer o reconto da história.

- Assistir, ouvir e cantar a música Valeu amigo. 


- Pedir para a criança separar os brinquedos em grupos de 5.

Quarta-feira (24/11//2021)

- Faça com capricho a atividade.

- Brincadeira: Jogo de boliche

Materiais: garrafas pet, papel picado de várias cores, uma bola feita de papel alumínio, de meias ou alguma bola que a criança tenha;

Como montar e jogar: peça para a criança rasgar e colocar dentro das garrafas papéis coloridos, escreva ou cole nas garrafas números de 1 a 5;

Prontinho agora é só divertir. Estimule a criança a dizer o número das garrafas que ela derrubou.



Terça-feira (23/11/2021)

- Atividade: pintar bem  bonito o desenho referente ao dia da Consciência Negra!

- Assistir ao vídeo da história: O cabelo de Lelê.


- Assistir, ouvir e cantar o vídeo da música Qual a cor da pele e depois falar para a professora Andreia qual a cor da sua pele! 


Segunda-feira (22/11/2021)

- Assistir ao vídeo sobre a história da Menina bonita do laço de fita. 


- Roda de conversa sobre respeito entre as pessoas. Perguntar como é a menina da história? Como era o Coelho? Como uma pessoa deve ser para ser bonita? etc.

- Contar até 5 ou mais utilizando materiais manipulativos como: tampinhas, palitos, brinquedos etc.

- Brincadeira: Bola no balde.

Descrição: para esta atividade, fizemos um balde a uma altura razoável e determine uma distância limite para o arremesso. Em fila, a criança é seus familiares vão fazendo as tentativas de acertar a bola no balde. O ganhador será aquele que marcar o maior número acertos!

Sexta-feira (19/11/2021)

- Brincadeira: Criar um circuito em casa, com atividades como: se arrastar embaixo da mesa, pular em um pé só, rolar no chão e pular pequenos obstáculos (como vassoura no chão, etc.…)

- Assistir ao vídeo da história infantil: O cabelo de Lelê, sobre a Consciência Negra. 


- Dialogar com as crianças sobre a história!

- Assistir e cantar a Parlenda 1, 2 feijão com arroz! 


Quinta-feira (18/11/2021)

- Assistir novamente o vídeo: A bandeira do Brasil - História, cores, significados, formas geométricas e curiosidades sobre ela. 


- Atividade: Pintar bem bonito, colar cartolina atrás, recortar e montar o quebra cabeça! 

- Assistir, ouvir e cantar a música Black Black para trabalhar o respeito às diferenças e diversidade - Consciência Negra! 

Quarta-feira (17/11//2021)

- Assistir ao vídeo: A bandeira do Brasil - História, cores, significados, formas geométricas e curiosidades sobre ela. 


 

- Atividade: Pintar a bandeira bem linda!

- Assistir ao vídeo: Parlenda - Um dois, feijão com arroz. 


                                                             

Terça-feira (16/11/2021)  

- Assistir a história: As famílias do Mundinho. 


- Roda de conversa: quais são os hábitos em casa? Ressaltando a importância da colaboração entre todos os membros da família nas tarefas diárias, resgatar o valor da família!

- Revisão do numeral 5: assistir ao vídeo “número 5”.  


- Brincadeira: Acerte a bola no buraco.

Essa ideia vai para a série dos brinquedos que você faz com facilidade e que rendem bastante! Nada mais, nada menos do que uma caixa com um buraco no meio para que a criança encontre uma forma de fazer a bolinha cair no buraco.

Você vai precisar de: caixa de papelão vazia; bola (s) pequena (s); estilete; algum objeto redondo cuja circunferência seja maior do que a bola que você separou.

1.       Use o compasso ou outro objeto para fazer um círculo no meio da caixa de papelão;

2.       Com o estilete, recorte o círculo para criar um buraco redondo no centro da caixa;

3.       A brincadeira principal consiste em colocar uma bolinha na caixa e fazer para a criança que ela precisa mexer na caixa até que a bolinha caia pelo círculo;



Segunda-feira (15/11/2021) - FERIADO

Sexta-feira (12/11/2021)

- Assistir ao vídeo “1,2 feijão com arroz”! 


- Assistir ao vídeo da história “As famílias do mundinho”. 


 

- Roda de conversa sobre a história ressaltando que cada um é de um jeito, mas que o amor é sempre igual e que respeitando as diferenças é possível ser feliz!

- Brincar de casinha representando a família! 

Quinta-feira (11/11/2021)

- Assistir o vídeo sobre noção de grandeza: maior e menor. 


- Fazer a atividade com muito carinho e atenção! 


- Brincadeira: Bola no balde 

Descrição: Pará esta atividade, fixe um balde a uma altura razoável e determine uma distância limite para o arremesso. Em fila, a criança é seus familiares vão fazendo suas tentativas de acertar a bola no balde. O ganhador será aquele que marcar o maior número de acertos!

- Ouvir, cantar e marchar com a música “Marcha Soldado”! 



Quarta-feira (10/11//2021)

- Assistir, ouvir e cantar a “Música Dos Números Mais Divertida Do Mundo”. 


- Ouvir novamente a história: Proclamação da República. 


 

Atividade: Pintar o desenho 



Terça-feira (09/11/2021)  

- Informar as crianças que ouvirão e assistirão a história de uma menina aparelhada de medo: A chapeuzinho Amarelo. 



- Roda de conversa perguntando se a criança gostou da história? Quais os bichinhos que Chapeuzinho Amarelo tinha medo no início da história? Como acabou o medo da Chapeuzinho Amarelo? Etc...

- Pedir para a criança separar os brinquedos com a cor amarelo e depois conversar sobre as características de cada um deles.

- Ouvir e assistir a história: Proclamação da República. 



Segunda-feira (08/11/2021)

- Assistir ao vídeo: Vamos contar até 5? 


- Atividade: Faça o contorno do número 5 no chão com fita crepe ou giz de lousa. Peça que as crianças caminhem sobre o contorno do número com as mãos na cabeça, andando e batendo palmas, etc. Você pode também solicitar que acompanhem o contorno do número utilizando algum brinquedo, por exemplo, eles podem usar um carrinho e o contorno do número pode ser a pista.

- Assistir a leitura audiovisual da história “Tilimpim, o garoto limpinho”.  


- Roda de conversa: Bons hábitos de higiene. 

Sexta-feira (05/11/2021)

- Brincadeira: Encontre a tampa

Descrição: Potes de cozinha sempre viram brincadeiras entre as crianças! Essa atividade é muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças. Coloque vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a criança procure e encontre a tampa certa de cada um. Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos melhor. O jogo de potes ainda ajuda na identificação de grande e pequeno e formas geométricas.

 

                                                    Fonte: Google Imagens

 

- Ouvir e cantar as músicas infantis! 


Quinta-feira (04/11/2021)

- Vamos revisar as figuras geométricas!

Aprenda as formas geométricas com Pocoyo. 


- Assistir ao vídeo da fábula: A corrida dos sapinhos, de Monteiro Lobato. 


Pedir para a criança fazer a dramatização da história.

- Ouvir e cantar a música “O sapo não lava o pé”. 


Quarta-feira (03/11//2021)

- Revisando o numeral 5. 


- Atividade: Distribuir às crianças 5 tampinhas de garrafa pet e fazer um teste com elas com os números já vistos. Pedir que separem e mostrem 4 tampinhas, depois 2, depois 1 e por fim o número 5.

- Assistir ao vídeo sobre a história infantil João e Maria. 


- Faça questionamentos às crianças como: quais são os personagens que aparecem na história? Onde a história acontece? O que acontece com João e Maria? Como termina a história? O que mais gostou na história?

- Pedir para a criança fazer o reconto da história. Gravar e postar no grupo!


Terça-feira (02/11/2021) – Feriado 

Segunda-feira (01/11/2021) – Feriado 


OUTUBRO

Sexta-feira (29/10/2021) - Feriado

Quinta-feira (28/10/2021) - Feriado

Quarta-feira (27/10//2021)

- Ouvir, cantar e dançar as músicas Trem fantasma e Bruxinha bonitinha em comemoração ao Halloween




- Fazer docinhos para a Festa de Halloween, deixando que a criança participe a confecção do docinho.

 

Receita: docinho de leite em pó

Ingredientes:

1 lata de leite em pó

Meia lata de açúcar refinado

4 colheres de sopa de coco ralado

Leite de coco (o suficiente até dar o ponto de enrolar)

Cravo da Índia (para enfeitar)

 

Modo de preparo:

1 - Misture bem o açúcar, o leite em pó e o coco ralado.

2 - Aos poucos, acrescente o leite de coco e vá amassando até a massa atingir o ponto de ser enrolada.

3 - Forme bolinhas, passe-as no açúcar e enfeite com o cravo da Índia.

 

Fica uma delícia esse docinho e é uma receita simples e barata e as crianças adoram participar da confecção dos docinhos! Postem fotos da criança modelando os docinhos!


26/10/2021

- Ouvir, cantar e dançar a música A bruxinha. 


- Assistir ao vídeo do Ursinho Pooh. 


- Apresentar o universo Halloween, e focando os principais personagens: as bruxas, o lobisomem, o vampiro, fantasma, bem como as tradições: se fantasiar, comer doces e as travessuras.

- Explorando o numeral 5: conte brinquedos, pratos, guardanapos, lápis de cor, talheres, etc., relacionando com a quantidade. 


25/10/2021

- Assistir ao vídeo Especial Os Pequerruchos Almanaque - Números - Do 1 ao 5. 


- Ouvir, cantar e dançar a música: A dança do movimento. 

 

22/10/2021

- Assistir a história infantil: As cores. Acesso pelo link: 


- Brincadeira: Alerta cor

Descrição: Essa brincadeira pede um espaço grande! Uma pessoa é escolhida para ser o pegador as demais ficam espalhadas pelo cômodo. O pegador diz “alerta cor!" e os demais perguntam "que cor"?. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pagos.

- Assistir ao vídeo da história “O gatinho fedorento”, para falar sobre higiene para as crianças! Acesso pelo link: 


21/10/2021

- Assistir, ouvir e cantar a música: “O sapo quá quá quá”. 


- Fazer a contagem de materiais concretos exemplos: brinquedos, grãos etc. até o numeral 5. 


20/10/2021

- Assista o vídeo explicativo: Números e quantidades! 


- Atividade: 

- Assistir ao vídeo da história contada infantil A boca do sapo. 


Roda de conversa: o que você entendeu da história? Quais são os personagens da história? Quais dos personagens da história tem a boca grande? Quem já viu um sapo?

- Brincadeiras com diversos potes ou vasilhas com tampas abrindo, fechando e empilhando.


19/10/2021

- Assistir, ouvir e cantar a música “Dança do dentro e fora” prestando a atenção nos conceitos dentro e fora. 


- Atividade: 

- Ouvir a história: Meu nome é Zé! E o seu qual é? 


Fazer um videozinho da criança se apresentando para o grupo para a gente já ir se conhecendo!



18/10/2021

- Calendário. 


- Assistir ao vídeo sobre: Saúde e higiene pessoal. 


- Assistir ao vídeo: Números e quantidades. 


- Atividade: Número e quantidade com prendedores.

Descrição: para essa atividade, será necessário apenas alguns prendedores de roupas e pedaços de papel em diferentes formatos com um número escrito, para que a atividade fique ainda mais divertida os prendedores podem ser pintados e coloridos pela própria criança. A realização dessa atividade tem como objetivo ensinar números e quantidades, desenvolver conhecimento de cores, formas geométricas e coordenação motora fina. 

Poste fotos no grupo da criança realizando a atividade!


15/10/2021

- Assistir ao vídeo: Números e quantidades. 


- Brincadeira: Estátua

·         Material utilizado: não necessita de nenhum material

·         Número de participantes: 4 ou mais

·         Objetivo: Permanecer imóvel (em posição de estátua)

Estátua é uma brincadeira infantil em que seus participantes devem permanecer imóveis (como estátuas) por um tempo determinado.

Os participantes podem ser avaliados por sua criatividade e por sua capacidade de concentração durante a tarefa.

- Ouvir as músicas em homenagem ao Dia dos professores!


 e 

14/10/2021

- Assistir, ouvir e cantar a música: O pescoço da Girafa. 


- Ouvir a história: A lista da Dona Girafa – recordando os números. 


- Brincadeira: Dança da cadeira.

Essa brincadeira em grupo fica mais divertida com música e são necessárias apenas algumas cadeiras (uma a menos do que a quantidade de crianças do grupo).

Com as cadeiras em círculo, a música toca e os participantes giram em volta delas. Quando a música parar, todos se sentam. Quem ficar sem lugar sai da roda e pode cuidar da música na próxima volta. A cada rodada é tirada uma cadeira do círculo, e o vencedor será quem conseguir sentar por último. 


13/10/2021 - FERIADO
12/10/2021 - FERIADO
11/10/2021 - FERIADO

08/10/2021

- Brincadeira: Morto/ Vivo

Material utilizado: Não necessita de nenhum material.

Número de participantes: 3 ou mais.

Objetivo: Seguir corretamente as indicações do mestre da brincadeira.

Morto-vivo é uma brincadeira muito tradicional entre as crianças. Consiste em seguir atentamente as orientações de um participante (mestre): morto (abaixar) e vivo (levantar).

A aleatoriedade de quem dá a ordem confunde os jogadores e ao abaixar quando deveriam estar levantados ou vice-versa, elimina os competidores.

- Assistir, ouvir e cantar a música em homenagem ao Dia das Crianças. 


 - Contagem de objetos, brinquedos, etc. até o numeral 5. 


07/10/2021

- Assistir, ouvir e cantar a música para o Dia das Crianças! 


- Brincadeira: Meu mestre mandou.

Descrição: A brincadeira pode envolver toda a família.

Uma pessoa será o mestre e os demais têm de obedecer. Com a frase "Seu mestre mandou", quem estiver no comando pode dar ordens engraçadas como pular num pé só no meio da sala ou encontrar uma meia furada. Para estimular ainda mais, experimente deixar a criança exercer papel de liderança!

- Assistir o vídeo: Números e quantidades. 


06/10/2021

- Brincadeira: Casinha

Descrição: essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de brinquedo como: bonecas, bichos de pano, carrinhos, o que a criança tiver em casa. As crianças representam os papéis sociais e podem invertê-los, por exemplo cada hora uma é a mãe, o pai, o irmão e a outra é a filha ou o filho.

- Explorando o numeral 5: Conte brinquedos, pratos, guardanapos, lápis de cor, talheres, etc., relacionando com a quantidade.

- Assistir a história: Ser criança! 


05/10/2021

- Assistir, ouvir e cantar a música: Criança é vida! 


- Brincadeira: Bolha de sabão.

Descrição: misture 2 colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho assopre, quanto mais devagar a criança assoprar, mais ficará cheio de bolhas!

- Assistir a história: A lista da Dona Girafa. 


04/102021

- Brincadeira: telefone sem fio.

Descrição: As crianças devem ficar enfileiradas. A primeira cria uma mensagem fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando adiante, com cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai para o fim da fileira!

- Assistir e ouvir a história: Ser criança! 


- Pais pedir para as crianças fazerem 5 cobrinhas com massinha de modelar e fazer a contagem! 


1/10/2021

- Revisão dos numerais: Assistir, ouvir e cantar a música “1, 2 feijão com arroz”. 


- Brincadeira:  boliche

Descrição: faça os pinos com garrafas pet cheia de água até a metade. Depois com uma bola, o jogador deve tentar derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

- Assistir o vídeo Vida de criança e se divertir à vontade cantando e dançando! 


SETEMBRO

30/09/2021

- Modelar os numerais de 1 a 5 com massinha.

- Assistir, ouvir e cantar a música: Baile da Primavera. 


- Assistir, cantar e dançar a música Planta Bambolê.... 


 Gravar um videozinho da criança dançando e postar no nosso grupo do WhatsApp. 


29/09/2021

- Assistir ao vídeo explicativo sobre os números de 1 a 5! 



- Atividade: 

- Vamos brincar de massinha?

Receita:

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de sal

1  xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol ou outro óleo comestível)

Corante comestível de cores variadas

 

Modo de preparo: Para preparar a massinha de modelar caseira, basta misturar os ingredientes na ordem acima. Ou seja, por último, coloque o (s) corante (s) da cor que preferir. Viu como é fácil? Agora, mãos na massa!

 

Como brincar: manipular livremente descobrindo formas de animais, frutas, flores ou outros objetos. Usar palitos, forminhas, tesouras, tampinhas e outros objetos para furar, riscar, cortar e modelar a massinha.



28/09/2021

- Assistir ao vídeo: Vamos contar até 5? 


- Atividade: 

- Assistir o vídeo sobre educação para o trânsito. 


- Assistir, ouvir e cantar a música: “ Dirigindo o meu carro” prestando atenção sempre em como se sobressair no trânsito! 


27/09/2021

- Números do 1 ao 5.



- Fazer a contagem de brinquedos ou objetos até o numeral 5.

- Brincadeira: Amarelinha dos números

- Ouvir a história: Turminha de respeito - noções de trânsito e transporte!



24/09/2021

- Contagem de objetos ou brinquedos até o numeral 5.

- Assistir, ouvir e cantar as músicas que falam da Primavera!

Primavera Música Infantil 



Palavra Cantada - Vai e vem das estações 



- Brincadeira de equilíbrio

Material: 01 livro ou 01 caderno

Descrição: colocar o objeto em cima da cabeça e dar 5 passos à frente sem deixar o objeto cair no chão.

Desafiar o papai e a mamãe   para ver quem consegue cumprir o desafio.

Duração: 30 minutos.


23/09/2021

- Assistir ao vídeo “As flores da Primavera”. 


- Fazer uma roda de conversa: Como é a Primavera? O que aparece nas árvores e plantas durante a Primavera?

- Fazer a contagem de objetos ou mesmo brinquedos até o numeral 5.

- Assistir, ouvir e cantar a música da Primavera.



22/09/2021

- Ouvir a história da Primavera e em seguida fazer a atividade:


Siga o pontilhado e desenhe uma linda flor:

- Atividade: Classificando objetos

  • Oferecer as crianças vários tipos de objetos (tampinhas de garrafas, de achocolatado, de creme dental, potinhos, rolhas, bolinhas, toquinhos de madeira, etc.). Para que explorem, cor, forma, textura, espessura, tamanho, peso, etc.
  •  Fazer castelos, torres, empilhar, encaixar, colocar lado a lado.
  • Separar por cores e tamanho.
  • Organizar em caixas ou em potes tudo o que for igual ou dá mesma forma!
  • Essa brincadeira é para reforçar os conceitos de cores, formas e tamanho!
21/09/2021

- Calendário + curiosidades.



- Assistir a história sobre o “Dia da Árvore”.


- Senhores pais ou responsáveis fazer uma roda de conversa: sobre as atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente!

- Fazer a atividade com bastante capricho! 

- Brincadeiras de roda já conhecidas: “Ciranda cirandinha”, “Não atire o pau no gato”, “Amarelinha”, etc... Gravar um videozinho e postar no grupo do WhatsApp.


20/09/2021

- Assistir a história “A sementinha que não queria crescer”. 


- Experimento: Germinação – sementes (a atividade permite acompanhar a germinação e desenvolvimento da muda)

Materiais:

  •    1 copinho descartável;
  •   Chumaço de algodão esterilizado (evita a proliferação de fungos e bactérias);
  •  2 ou 3 grãos de feijão (alguns grãos podem não germinar, por isso, é ideal colocar mais de um grão de feijão sobre o algodão);
  •   Água.

Como plantar:

  •  Umedeça o algodão em água e coloque-o forrando o fundo do copinho;
  •  Coloque 2 ou 3 grãos de feijão sobre o algodão;

  •  Vá molhando o algodão para que fique sempre úmido e mantenha-o em lugar bem iluminando;
  •  A partir de 3 dias é possível notar que o feijão começa a germinar;




  •       Quando o feijão já estiver uma mudinha, com cerca de 20 cm, transfira-o para a terra ou vaso, para que a plantinha possa se desenvolver (o plantio na terra permite que a muda se desenvolva ainda mais). 


- Realizar a contagem de materiais concretos como tampinhas, lápis de cor, grãos de feijão, brinquedos, etc. até o numeral 5.


17/09/2021

- Assistir ao vídeo da história do Dia da Árvore. 



- Revisão cheio/ vazio: Brincar de encher pratos de plásticos com papéis picados e depois esvazia-los.

- Roda de conversa sobre o que a planta necessita para crescer e se tornar uma grande árvore? SOL, AR, ÁGUA E TERRA! 



16/09/2021

- Assistir ao vídeo e em seguida brincar de encher pratos de plásticos com papéis picados e depois esvazia-los. 



- Assistir, ouvir e cantar a música: A grama foi crescendo de Patati e Patata. 



                                                                    15/09/2021

- Assistir ao vídeo

e em seguida fazer a atividade:

- Ouvir a história e conversar sobre as utilidades das árvores! 


- Brincadeiras de roda: “Ciranda cirandinha” e “Não atire o pau no gato”!


14/09/2021

- Roda de conversa: Dia da Árvore - levar a criança ao ambiente externo de casa a fim de observar e identificar as árvores a volta, se elas têm cascas ásperas, ou limpinhas, se são grandes ou pequenas, se tem folhas, se tem frutos, se tem sombra, se nelas tem passarinhos, estimulando na criança o cuidado com a natureza! 


 

- Atividade: Colorir bem bonito a árvore e em seguida colar folhas naturais na copa da árvore!



13/09/2021

- Leve ou pesado? 


Materiais: selecione objetos que comtemplem os conceitos leve e pesado. De preferência utilize objetos semelhantes: bola leve e bola pesada, caixa leve e caixa pesada, garrafa leve e garrafa pesada, lata leve e lata pesada, etc.

Desenvolvimento: espalhe os objetos pela sala, incentive as crianças a levantarem todos os objetos, enfatizando os conceitos de leve e pesado. Observe as reações das crianças em relação a cada objeto.

Levante um objeto pesado e faça uma cara de cansado e diga: ufa que caixa pesada. Levante um objeto leve e sorria dizendo: Está caixa está leve, ainda bem!


- Brincadeiras de roda: faça rodas pequenas, com 4 ou 5 crianças de cada vez. Cante cantigas de roda de cultura brasileira “Ciranda cirandinha”, “Não atire o pau no gato” etc... 



10/09/2021

- Ligar o conjunto ao numeral correspondente! 

- Assistir, ouvir e cantar as músicas infantis! 


- Sentar na sombra de uma árvore e fazer uma roda de conversa sobre os benefícios das árvores, o respeito e cuidados que devemos ter com as plantas. 



09/09/2021

- Ouvir novamente a história: O jardim de Ceci. 


- Sair de dentro de casa com a mamãe ou responsável para observar a natureza, a vegetação local, árvores e flores!

- Assistir, ouvir e cantar a música - A árvore de Patati e Patata. 


- Atividade:


 

08/09/2021

- Revisão do numeral 5: assistir ao vídeo “Número 5”



- Fazer o numeral 5 no chão com giz de lousa e a criança deverá andar e brincar sobre o seu contorno.

- Assistir ao vídeo: O jardim de Ceci.



- Roda de conversa sobre a história “O jardim de Ceci”: comentar sobre a atitude de Ceci e seus amigos para com o meio ambiente, questionar o que cada um pode fazer para preservar o meio ambiente em que vivemos! Depois fazer perguntas relacionadas a história: quem era Ceci? Onde acontece a história? Como ela cuidava do jardim? Quem eram os bichinhos que moravam no jardim? Quem ajudou Ceci? Como?

- Pedir para que a criança faça o reconto da história!


03/09/2021

- Ouvir e cantar o Hino Nacional. 


- Revisão dos numerais de 1 a 5.

Distribuir folhas de jornais ou mesmo panfletos de supermercado para que as crianças façam bolinhas não mais que 5 e contar em voz alta. Colocar uma caixa no chão e pedir que atirem uma bola por vez dentro da caixa, para ver quantas acertaram na caixa sempre contando em voz alta, explicando que todos são vencedores do jogo, pois o maior prêmio é aquilo que eles conseguiram aprender.

- Pedir para a criança fazer um vídeo apresentando o seu brinquedo preferido, explicando de forma oral as características como por exemplo: a cor, o tamanho, etc...

- Assistir, ouvir e cantar ao vídeo Meu Brasil - Independência do Brasil. 

02/09/2021


- Atividade lúdica com números e quantidades: Recorte 5 pedaços de cartolina ou papelão e em cada um escreva um numeral (de 1 a 5) e separe no mínimo 10 prendedores de roupa. A criança deverá receber um numeral da cartolina ou papelão e um punhado de prendedores. Peça para a criança preencher na cartolina o número de prendedores indicado.
Exemplo:
Um (1) prendedor:

Dois (2) prendedores:

Três (3) prendedores:

- Ouvir a música por pelo menos 3 vezes e em seguida cantar. 

- Atividade: Pintar o desenho bem caprichado!

 01/09//2021

- Assistir ao vídeo: Números do 1 ao 5. 


- Assistir ao vídeo: Independência do Brasil- Animação infantil. 


- Brincadeira: Passe a bola.

Objetivos: atenção, coordenação motora, cooperação, atenção auditiva, agilidade, firmeza ao pegar a bola, lateralidade.

Material utilizado: bola.

Como brincar: com as crianças sentadas em círculo, pedir que elas passem de mão em mão uma bola. Ao sinal do responsável a bola deve mudar de direção, indo da direita à esquerda ou vice-versa.


AGOSTO
31/08/2021

- Assistir ao vídeo: Independência do Brasil. 


- Pintar o mapa de verde e em seguida recortar os indiozinhos e colar dentro do mapa. 

- Ouvir e cantar o Hino Nacional. 



30/08/2021

- Pais ou responsáveis trabalhar o conceito de números utilizando a idade das crianças, o relógio, folhetos de supermercado, jornais, revistas, entre outros!

- Assistir a história: Tudo bem ser diferente! 


- Roda de conversa sobre a história: sobre as diferenças de cada um, o respeito que temos que ter pelo próximo e por nós mesmos, evidenciando que devemos nos amar do jeito que somos!

 

27/08/2021

- Ouvir umas duas vezes a música: A diferença é o que nos une!



- Assistir ao vídeo: Todo mundo é diferente! 



- Roda de conversa sobre inclusão, solidariedade, amor entre as pessoas e nós mesmos.

- Realizar a contagem até o número cinco ou mais com materiais concretos como: tampinhas, grãos, brinquedos etc.

- Brincadeiras de roda já conhecidas. 

26/08/2021

- Figuras geométricas:

Assistir ao vídeo: A granja geométrica.



- Ouvir, cantar e dançar a música: Marcha Soldado



- Atividade: Dobradura – chapéu do soldado

Material: uma folha de jornal e durex ou cola.

Como fazer:

1. dobre a folha retangular ao meio

2. marque o centro e vire da ponta ao centro, dos dois lados;

3. abra-o e vire, no sentido da ponta do chapéu, uma parte para a frente e outra para trás;

4. cole as pontas nas laterais;

5. e está pronto o chapéu.


25/08/2021

- Assistir a história: O soldadinho de chumbo. 



- Assistir ao vídeo musical: Marcha soldado.



- Roda de conversa sobre a importância desses profissionais para o nosso país, eles são responsáveis por proteger nossa nação e manter a ordem social!

- Marchar igual ao soldado!

- Fazer uma linda pintura no desenho:

- Contagem oral de objetos ou brinquedos até o numeral 5.


 

24/08/2021

- Assistir ao vídeo: Em frente, atrás e ao lado e em seguida fazer a atividade. 


- Ouvir a história: O soldadinho de chumbo. 



- Roda de conversa sobre a história e em seguida pedir para a criança fazer o reconto da história!





23/08/2021

- Ouvir, cantar e dançar a música: Marcha Soldado! 



- Ouvir a história: Os cinco Soldadinhos.



- Realizar a contagem do numeral 1 ao 5 utilizando os dedos das mãos. 


20/08/2021

- Ouvir a história: Lenda da Caipora. 


- Ouvia a música da personagem folclórica: Caipora 


- Brincadeiras de roda já conhecidas: Não atire o pau no gato, Ciranda cirandinha etc. 

19/08/2021

- Vamos ouvir a história do Boto cor-de-rosa! 


- Ouvir, cantar e dançar as músicas folclóricas! 


- Contagem oral de brinquedos até o número 5. 


18/08/2021

- Atividade: 


- Revisão das figuras geométricas:

Assistir ao vídeo: A granja geométrica. 


Formas geométricas em todos os lugares: pais pedir para a criança procurar as formas geométricas nos objetos de casa, fotografar e postar no grupo!


 

17/08/2021

- Contagem oral até o número 5 com materiais concretos como tampinhas, palitos, grãos etc...

- Ouvir, cantar e dançar a música: Saci-Pererê! 


- Atividade: Quebra cabeça do Saci
Pintar o saci de acordo com as cores: menino negro, shorts e gorro vermelho, recortar e brincar à vontade! 


16/08/2021

- Ouvir a história: Lenda da Sereia Iara 


- Roda de conversa sobre a história da Iara que é uma personagem folclórica aqui do Brasil: é um ser metade peixe, metade mulher e é muito linda, mora nos lagos e rios e quem a vê fica encantado com a sua beleza. Ela é de origem indígena! Perguntar as crianças se já conheciam a sereia? E pedir para a criança fazer o reconto da história!

- Contagem oral de brinquedos até o numeral 5.

- Brincadeira em grupo: esconde-esconde

Uma pessoa ficará encarregada de contar (geralmente até 10) e de olhos fechados, até que os outros se escondam.

O local onde a pessoa realizou a contagem é utilizado para imunizar os outros, o qual é chamado de “pique”. Por isso, em alguns lugares essa brincadeira é também conhecida por pique-esconde.


13/08/2021

- Revisando os numerais: contar até o número 5 com materiais concretos como: tampinhas, palitos, grãos etc...

- Cantar e dançar a música do Saci Pererê: https://youtu.be/ljTSqTkaseA 


- Brincadeiras de roda: Não atire o pau no gato!: https://youtu.be/1s_LKI8bXUk 


12/08/2021

- Assistir ao vídeo que fala sobre conceitos de grandeza maior e menor. 


- Atividade:


- Cantar e dançar a música: Saci Pererê. 


11/08/2021

 - Atividade: Pinte os desenhos de cada conjunto e depois ligue ao numeral correspondente.


- Ouvir a história: Os dez sacizinhos e em seguida questionar a criança se já conhecia o Saci Pererê, quais são as características do Saci Pererê, o que este personagem gosta de fazer e onde ele mora?  


- Brincadeira: pular num pé só que nem o Saci Perere.



10/08/2021

- Assistir aos vídeos: Lenda do Saci Pererê


 e a Música do Saci Pererê


- Quais são as cores da roupa e do gorro do Saci?

- Crianças identificar em casa vários objetos da cor vermelho, tirar fotos e postar no grupo!

- Cante e dance ao som da música do Saci Pererê!


09/08/2021

- Brincadeira: bolha de sabão

Descrição: misture 2 colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho assopra. Quanto mais devagar a criança assoprar, mais ficará cheio de bolhas!


- Revisão dos numerais de 1 a 5.

Assistir o vídeo e em seguida fazer a contagem dos números usando os dedinhos! 


- Roda de conversa sobre as características do Saci: ele tem uma perninha só, usa um gorro vermelho, adora brincar com os bichos da floresta! Estamos no mês do folclore! 

06/08/2021
- Ouvir o poema para o Dia dos Pais e em seguida tirar uma foto com o Papai. 

- Brincadeira: estoura a bexiga 

Consiste em amarrar bexigas coloridas nas pernas de pais e filhos e ao som de uma música dançante os participantes tentarão estourar as bexigas dos demais.

- Ouvir e cantar a música: Mariana relacionando o número com a quantidade. 


  

05/08/2021
- Ouvir a história: Poema para o papai e em seguida pedir para a criança fazer o reconto! Gravar o vídeo e postar no grupo! 

- Brincadeira: Corrida do saco 

Pais e filhos devem correr juntos na corrida do saco. A dupla que chegar ao destino mais rápido, vence. Se cair, levante-se e continue.


- Ouvir, cantar e dançar a música para o Dia dos Pais! 


- Explore a relação entre número e quantidade. Desenhe os números de 1 a 5 no chão com giz de lousa ou carvão e peça para a criança definir quantos itens serão necessários para a sua representação em quantidades. Pode utilizar brinquedos, palitos de fósforos, grãos, tampinhas de garrafas pet, etc.


04/08/2021
- Ouvir , cantar e dançar a música: “Meu pai, meu amigão!”: 

- Atividade: 

- Brincadeira: Boliche
Descrição: faça os pinos com garrafas pet cheia de água até a metade. Depois com uma bola, o jogador deve tentar derrubá-las. Em cada rodada o participante pode tentar duas vezes. Se divirtam crianças!

03/08/2021
- Recordando os numerais de 1 a 5: 

- Fazer a atividade: 


- Ouvir , cantar e dançar a música: Meu pai, meu amigão!: 

- Em seguida gravar um vídeo com a criança entrevistando o papai, perguntando: qual é o esporte preferido dele? O prato que ele mais gosta? A cor preferida dele? Quantos somos em casa? etc...


02/08/2021

- Assistam!

Mensagem de motivação para os alunos e familiares: 

- Revisando as figuras geométricas: círculo, quadrado, triângulo, retângulo: 

- Atividade:

Oferecer as crianças vários tipos de objetos (tampinhas de garrafas, de achocolatado, de creme dental, patinhos, rolhas, bolinhas, toquinhos de madeira). Para que explorem, cor, forma, textura, espessura, tamanho, peso, etc.

Fazer castelos, torres, empilhar, encaixar, colocar lado a lado.

Separar por cores e tamanho.

Organizar em caixas ou potes tudo o que for igual ou dá mesma forma!


- Hora do conto: Adivinha o quanto eu te amo!

- Roda de conversa sobre a história incentivando as crianças à afetividade paterna, exteriorizar emoções dizendo eu te amo para o papai!

É maravilhoso ouvir eu te amo! Temos que aprender a dizer eu te amo, para as pessoas que amamos e que nos tratam bem! É lindo!

 

JULHO
30/07/2021

- Brincadeira: Estátua

Número de participantes: a partir de 3

Uma das crianças é escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra.... Então, quem está no comando escolhe a estátua mais, bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode-se também colocar uma música para tocar e quando o chefe aperta o stop, todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!


- Ouvir e cantar a música dos números: 

29/07/2021
- Vamos assistir ao vídeo explicativo sobre as noções de grandezas “cheio” e “vazio” e em seguida fazer a atividade: 

Desenvolva outras atividades ou brincadeiras relacionadas ao conteúdo “cheio” e “vazio”. Por exemplo, brinque de encher potes de iogurte com papel picado, bolinhas de papel e palitos e, depois, esvazie-os. Brinque de encher bexigas e depois esvaziar.


- Ouvir a história sobre a estação de inverno e fazer o reconto da história: 

- Ouvir a música e fazer um videozinho de como está o clima hoje com as crianças: 
 
28/07/2021

- Vamos fazer a atividade de inverno:  

Nossos amiguinhos estão bem aquecidos no inverno. Pinte-os com capricho! 



- Brincadeiras de rodas: cantar e brincar a vontade: 

- Utilizando diferentes materiais como: palitos de sorvete, feijões, tampinhas de garrafas pet, grãos, peça para as crianças contarem até cinco ou mais...


27/07/2021
- Assistir ao vídeo: Conceito em cima/ embaixo 

- Fazer a atividade: 


- Ouvir e cantar a música das cores! 

26/07/2021

- Escute e cante com as crianças ao som das cantigas de roda da cultura brasileira: “Ciranda cirandinha”, “Atirei o pau no gato”, entre outras...

Música: Atirei o pau no gato 

- Assistir ao vídeo da história: “Douglas quer um abraço”: 

Em seguida, fazer uma roda de conversa: sobre sentimentos relacionados ao abraço. Por que abraçamos as pessoas, quando as pessoas nos abraçam? O que sentimos quando somos abraçados? Os abraços são todos iguais? Incentivar as crianças as manifestações de carinho, além de tratar também de autoestima e respeito à diversidade!

- Revisando os numerais de 1 a 5: modelar os numerais de 1 a 5 com massinha.


23/07/2021

- Revisando os numerais de um (1) a cinco (5): fazer a contagem de 1 a 5 com os dedos e pedir para a criança repetir.

- Contando até dez (10): 

- Sessão de cinema em casa: Para isso, deixe o cômodo da casa escuro, quentinho e aconchegante. Separe pipoca, chocolate quente ou mesmo suco, para curtir o momento com o filho.

Filme: Frozen: Aventura congelante 

 
22/07/2021
- Música infantil: Bom dia! 

- Memorização e associação dos números com quantidades por meio das músicas: Cinco patinhos e Um, dois, feijão com arroz. 


- Senhores pais ou responsáveis entregue para a criança revistas e diga para ela encontrar pessoas que estão com roupas adequadas para o inverno.

Tirar foto dela realizando a atividade e postar no grupo!

 
21/07/2021

- Revisão dos numerais de 1 a 5

Desenhar os numerais de 1 a 5 no chão com giz de lousa ou carvão e pedir para que a criança ande encima destes, fazendo as voltas necessárias para a construção do número!


- Ouvir a história: “O inverno chegou! Ana e as roupas de frio para o inverno”. 

Em seguida pais ou responsáveis faça uma discussão de quais os tipos de roupas que usamos no inverno. Por que usamos tais roupas? O que aconteceria se usássemos roupas curtas quando está frio?

Gravar um videozinho da criança comentando sobre o inverno!

 
20/07/2021
- Revisando os numerais: Vamos contar até cinco? 

- Ouvir a musiquinha: “Vai e vem das estações”, focando no inverno. 

- Fazer um videozinho da criança falando sobre o que ela pensa sobre o inverno e como este se manifesta.

Questionar sobre se no inverno é frio ou quente? Como as pessoas se vestem? Como a natureza se mostra (com flores, com a grama úmida, com o ar gelado etc.…)? 

 
19/07/2021
- Ouvir a música: “Volta às aulas” 

- Mães ou responsáveis fazer um videozinho da criança falando sobre como foram as férias. Brincaram muito, assistiram bastante filmes infantis, etc.? (Mandar no grupo de WhatsApp). 

JUNHO
25/06/2021

- Brincadeira Junina: Passa chapéu

- Ouvir a história “O balãozinho teimoso” e em seguida pedir para a criança fazer o reconto da história: 
- Assistir, ouvir, cantar e dançar a vontade a música “O balão vai subindo”: 

Boas férias, crianças e papais!

24/06/2021

- Ouvir a história “A origem da Festa Junina” e depois pedir para a criança fazer o reconto da mesma: 

- Brincadeira junina: equilíbrio e dança

Entregue para cada criança um pequeno objeto para equilibrar na cabeça, pode ser um bichinho barulhento ou pelúcia, por exemplo. Coloque um forró para tocar e peça que dancem, quem deixar o objeto cair sai da brincadeira. Ganha quem ficar mais tempo equilibrando o objeto.

- Para revisar as figuras geométricas já vistas e os numerais: Amarelinha das formas geométricas:


23/06/2021

- Revisando as noções matemáticas em cima/embaixo:

Leve as crianças para brincar no parquinho ou para um passeio e vá explorando nos cenários o conceito embaixo e em cima, e também outros conceitos como na frente, atrás, dentro, fora, mais perto, mais longe etc.

- Ouvir, cantar e dançar as músicas juninas: 

22/06/2021

- Ouvir a história: A Cigarra e a Formiga - Fábula 


- Depois de ouvirem a história promover uma roda de conversa sobre a história em relação ao inverno!

- Vamos fazer uma receita simples de comida junina: Amendoim Doce

Ingredientes:

1 copo (200 ml) de amendoim cru com casca

1 copo (200 ml) de açúcar

1 copo (200 ml) de água

 

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes em uma panela e misture bem para dissolver o açúcar. Leve ao fogo médio mexendo de 5 em 5 minutos. Quando começar a engrossar mexa constantemente até dar o ponto (todo o açúcar ficar grudado no amendoim). Assim que der o ponto retire o amendoim da panela e coloque em uma travessa para esfriar.

- Brincadeira: Corrida de saco

Se possível, separe alguns sacos de batata ou então adapte a brincadeira usando uma fronha de travesseiro que os papais não se importam de sujar. Os pequenos devem colocar os sacos ou as fronhas nas pernas e sair pulando com eles. Quem cruzar a linha de chegada primeiro, vence!


21/06/2021

- Hoje, 21/6, começa o inverno, trazendo consigo brisas geladas e baixas temperaturas. É hora de aquecer nossos corações com muito amor e assim superarmos os dias frios!

Vamos iniciar mais uma semana de estudos!

- Noções de “em cima” e “embaixo”: pegue alguns brinquedos, como bola, carrinho, boneca etc. Disponha alguns objetos em cima de alguma mesa e outros embaixo das cadeiras, por exemplo. Neste momento, converse com as crianças e exemplifique as noções de “em cima” e “embaixo”. Pergunte para elas qual objeto está em cima da mesa e qual está embaixo da cadeira. Deixe que as crianças se expressem. Caso não consigam dizer os conceitos corretos, você deve mostrar e informar.

- Músicas Juninas:

Ouvir, cantar e dançar as Músicas Juninas:  


   18/06/2021

- Calendário: 

- Roda de conversa sobre a história e respeito ao meio ambiente. “História de Festa Junina – Fogo no Céu – Mundo Serelepe”: 
Lembrem-se: não devemos soltar balões.

- Conceito matemático: em cima/embaixo: 

- Ouvir, cantar e dançar as músicas juninas a vontade: “Pula a fogueira – Festa de São João – Músicas Juninas – Cantigas de Roda”: 

 
17/06/2021
- Vamos assistir a história “Festa Junina – principais símbolos”: 

- Assistir, cantar e dançar as músicas juninas: “Pula a fogueira – Festa de São João – Músicas Juninas – Cantigas de Roda”: 

- Brincadeira: amarelinha dos números.


 
16/06/2021
- Assistir a história “UM SÃO JOÃO DIFERENTE – História Junina” e em seguida fazer a atividade: 

- Vamos colorir a casa? 


- Assistir, cantar e dançar a vontade as músicas juninas: “Pula a fogueira – Festa de São João – Músicas Juninas – Cantigas de Roda”:  


15/06/2021
- Assistir ao vídeo: Dentro e fora! 

- Em seguida fazer a atividade: 

- Assistir, ouvir, cantar e se divertir com o vídeo “Pula pipoquinha”: 

- Assistir a história “Festa Junina de São João”: 

Gostaram da história?


14/06/2021
- Ouvir, cantar e dançar a música “Pula a fogueira”: 

- Número 5: 


- Modelar o numeral 5 com massinha e espetar a quantidade de palitos de fosforo ou de dente relacionado ao número.

- Brincadeira junina: Dança da cadeira

Depende do número de participantes. Se forem 10, junte 9 cadeiras em círculo e coloque uma pessoa para comandar a música. As pessoas precisam dançar ao redor das cadeiras e, quando a música parar, elas têm que sentar. Aquele que ficar de fora, é eliminado.

Na próxima rodada, retira-se uma cadeira e assim sucessivamente, até sobrarem dois indivíduos e apenas uma cadeira. O vencedor é aquele que conseguir sentar na cadeira ao final.

 
11/06/2021

- Prato típico da festa junina: Pipoca

Receita:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de óleo

5 colheres de sopa de milho de pipoca

Sal a gosto 

Modo de preparo: misture todos os ingredientes numa panela e deixe em fogo baixo.

Obs.: Deixar a criança participar do preparo, prestando atenção na quantidade de ingredientes!


- Sessão de cinema com pipoca: 


- Cantar e dançar a vontade as músicas de Festa Junina: 

 

10/06/2021
- Dança da quadrilha

- Apresentar a dança da quadrilha para a criança e em seguida perguntar a ela o que achou da dança, da música e qual foi o melhor momento.

- Assistir, ouvir, cantar e dançar as músicas juninas!

- Atividade: Construir com massa de modelar os numerais de 1 a 5.


09/06/2021
- Ouvir e cantar a música “ Cinco patinhos” prestando atenção na quantidade de patinhos! 

- Em seguida pais ou responsáveis distribuir a criança 5 tampinhas de garrafa pet e fazer um teste com ela com os numerais já vistos, pedir que separem e mostrem 4 tampinhas, depois 2, depois 1, depois 3 e por fim o número 5.

- Conhecendo as comidas típicas de festa junina: 

- Colorir as comidas típicas de festa junina:  

 
08/06/2021
- Ouvir a história "Bom dia, todas as cores" e prestar bastante atenção nas cores! 

- Atividade: Fazer essa atividade com um colorido bem lindo!


- Assistir, cantar e gesticular a música "Cai, cai balão"! 

07/06/2021




02/06/2021
Hoje nós vamos fazer essa receita de meleca(massinha) é uma receita super prática e barata!
Vamos trabalhar a quantidade dos ingredientes que são comestíveis e em seguida depois de pronta vamos moldar os numerais de 1 a 4.  Postar a foto no grupo e brincar à vontade com a massinha!
- Pais ou responsáveis depois de ouvirem a história fazer uma roda de conversa sobre a preservação do meio ambiente! 
- Atividade: 




01/06/2021
  • Vamos assistir o vídeo explicativo e em seguida vamos fazer a atividade:


  • Ouvir e cantar a música que fala da Natureza, do nosso Meio Ambiente

  • Folhear livros e revistas procurando figuras sobre o meio ambiente e postar, através de fotos, no grupo!
MAIO
31/05/2021

  • Assistir ao vídeo do número 4:


  • Assistir a história e em seguida pais fazer uma roda de conversa:


  • Brincadeira de roda: Não atire o pau no gato!





28/05/2021
  • Roda de conversa sobre o comportamento do menino João!


  • Pais lembrar a criança de observar todos os dias o desenvolvimento das sementinhas!



27/05/2021
  • Ouvir a musiquinha e cantar.

  • Em seguida pais ou responsáveis distribuir três canudinhos para a criança e propor que ela forme um triangulo com esses canudinhos! 

  • Roda de conversa: sobre a preservação do Meio Ambiente  perguntar se a criança sabe o que deve fazer?Etc...
26/05/2021


  • Conversar sobre a preservação do meio ambiente, em seguida fazer um passeio na rua estimulando a criança a observar as árvores, os pássaros e outros animaizinhos da Natureza!






25/05/2021


  • Em homenagem ao aniversário de Igarapava fazer um desenho bem bonito da cidade de Igarapava! 







24/05/2021
  • Assistir a história do triangulo! 



  • Ouvir a história Pé de bicho e observar a diversidade de animaizinhos que temos no nosso Meio Ambiente! 



21/05/2021
  • Ouvir a música relacionada aos números!





20/05/2021
  • Assistir o vídeo para aprender a escovar os dentes de maneira correta!
  • Ouvir a música prestando bastante atenção e em seguida pais ou responsáveis falar da importância de escovar os dentes todos os dias e também falar quando que devemos escovar os dentes! 
  • Principais horários: quando acordar, depois do almoço e antes de dormir!

  • Hora de praticar fazer um videozinho da criança escovando os dentes de maneira correta! E postar no grupo!



19/05/2021










18/05/2021
  • Ouvir a música referente as estações.

  • Fazer uma linda pintura nas folhinhas caídas!




17/05/2021
  • Realizar a contagem de 1 a 4, com os dedos da mão.
 
  • Depois de assistirem ao vídeo abaixo, converse com a criança,  sobre o que foi visto no vídeo: pergunte se ela entendeu sobre o assunto, agregue situações do cotidiano ao qual devemos lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, aparar as unhas, etc...
  • Brincadeira: caixa surpresa




14/05/2021
  • Conversar sobre as diferentes composições familiares.

  • Cantar e se divertir com a música.

  • Brincadeira: bolha de sabão.

13/05/2021
  • Faça a contagem de objetos ou mesmo brinquedos para aos poucos a criança associar o numeral a quantidade. Exemplos: 3 tampas, 3 panelas, 3 tomates. Peça para a criança repetir a contagem.








12/05/2021
  • Fazer a atividade a seguir com muito capricho! 

  • Promover uma roda de conversa com a criança: explicando que o outono é o período em que o clima começa a esfriar e as folhas das árvores começam a amarelar e caem. 

  • Brincadeira: 

11/05/2021
  • Assistir, ouvir e cantar a música!
  • Atividade: Cobrir os tracejados do numeral 3 e pintar os sorvetes.

  • Roda de conversa com as crianças alertando- as a se defenderem de abusos de adultos inconvenientes. Nesse caso elas devem gritar, correr e contar para a mamãe ou responsável.  Vamos defender e salvar as nossas crianças de maltratos.




10/05/2021
  • Ouvir a história e em seguida mostrar para as crianças o quadrado em objetos da própria casa como: quadros, tampo da mesa, relógio de parede etc
  • Pedir para a criança identificar e classificar as formas geométricas nos objetos que encontrar em casa, fotografar e enviar no grupo!

  • Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, escovar os dentes, cortar as unhas, etc...
  • Brincadeiras de roda.


07/05/2021
  • Ouvir a história dos numerais!

  • Cantar a música em homenagem as mães!
  • Brincadeira: Estátua 





06/05/2021
  • Pintar o cartãozinho para a mamãe.







05/05/2021
  • Ouvir a história Porcolino e mamãe!
  • Em seguida fazer uma roda de conversa sobre a interação que devemos te uns com os outros, amor, obediência, pedir para a criança fazer o reconto da história!
  • Brincadeira de amarelinha dos números!



04/05/2021
  • Assistir o vídeo da história e em seguida: pedir para a criança fazer o reconto da história do jeito dela! Gravar um videozinho e postar no grupo

  • Colorir a flor para a mamãe!

  • Ouvir e cantar a música Mamãe Maravilha

  • Pedir para a criança nomear as cores do ambiente. Exemplos roupas, objetos, etc.
  • Perguntar a cor preferida da criança!

03/05/2021

  • Brincadeiras de roda: Ciranda cirandinha e Atirei o pau no gato!
  • Ouvir a história e falar sobre o amor e a efetividade entre as mães e os filhos!




ABRIL
30/04/2021
  • Roda de conversa sobre o dia do trabalhador, valorizando o trabalho como forma digna de sobrevivência!


  • Brincar de "a formiguinha disse":


29/04/2021
  • Ouvir a música e em seguida assistir a história.


  • Realizar a roda da conversa com a criança sobre o respeito e o valor que  devemos ter com as nossas mães todos os dias!
  • Pintar a atividade bem linda! 

  • Utilizando diferentes materiais como palitos de picolé,  feijões, tampinhas de garrafa ou grãos peça para a criança que montem montinhos de dois em dois.

28/04/2021
  • Ouvir a história:
  • Mães ou responsáveis pedir para a criança fazer o reconto da história.
  • Explorar a cor vermelho no personagem Chapeuzinho Vermelho, nos brinquedos , objetos, alimentos e roupas.
  • Brincadeira: Passar por caminhos até a casa da vovó! 
(imagem retirada da internet)
  • Distribuir revistas e livros usados para que a criança identifique figuras na cor vermelha , tirem fotos e postem no grupo!


27/04/2021
  • Ouvir as músicas e cantar prestando atenção nos números! 
     


  • Pintar o numeral 2 e as duas bolas! 

  • Aproveitar a história para mostrar através de conversa que cada um tem a sua mamãe! 



26/04/2021
  • Conhecendo a figura geométrica quadrado: 

  • Senhores pais pedir para a criança identificar a figura geométrica quadrado nos objetos de casa. Fotografar e postar no grupo!!


  • Pedir para a criança fazer o reconto da história!
23/04/2021
  • Ouvir, cantar e dançar acompanhando a música com o próprio corpo!

  • Aprendendo sobre higiene!



22/04/2021
  • Ouvir a história e em seguida pintar o desenho referente a história. 

  • Ouvir a música: 

  • Revisando: Noções de grandeza
Utilizando os brinquedos da criança, senhores pais ou responsáveis, pedir para ela guardar os menores em uma caixa menor e os maiores numa caixa maior.

20/04/2021
  • Pais ou responsáveis, conversar sobre a higiene do nosso corpo com as crianças 


  • Vamos jogar? Jogo de encaixe de garrafas ou pote. Pegar garrafas e potes variados com tampas de rosca e também de encaixe. Pedir para a criança abrir e fechar cada um deles.

19/04/2021
  • Hoje é o Dia do Índio, vamos ouvir essa história e conhecer mais um pouco sobre seus costumes.
  • Número 3: 





16/04/2021
  • Assistir, cantar e dançar a música infantil: Índio beleza 

  • Confeccionando um brinquedo indígena: a peteca 

  • Brincadeira: imitar um indiozinho correndo e batendo a mão na boca dizendo Oo OO... fazendo boquinha de peixe!

15/04/2021
  • Hora da história:
  • Atividade: 



  • Senhores pais ou responsáveis, pedir para a criança separar os brinquedos de dois em dois e em seguida guarda-los.

14/04/2021
  • Revisando o círculo 

Senhores pais ou responsáveis pedir para a criança procurar as formas nos objetos da casa , fotografar e enviar no grupo.





13/04/2021
  • Atividade: 



  • Asistir, ouvir e cantar a música dos Indiozinhos.





12/04/2021
  • Aprendendo os números 0, 1 e 2

(Recitar os números ao cantar a música dos indiozinhos.)



09/04/2021
  • Pais fazer um videozinho com a criança relatando a higiene pessoal contra o coronavirus!
  • Trabalhando oralmente com os números. 

  • Brincadeira: Andando diferente

(Observação: quem não tiver o giz pode fazer com fita crepe ou mesmo um pedacinho de tijolo, carvão etc.)



08/04/2021
  • Ouvir e cantar as músicas: "Rock das frutas" e "1,2 feijão com arroz".

  • Vamos preparar uma deliciosa vitamina de banana, que é saudável! Vamos ficar atentos para os ingredientes e quantidades dos mesmos! Deixar que as crianças participem, ajudando a preparar: como descascar as bananas, colocar os ingredientes no liquidificador, etc. 

(Atenção: o mel podemos substituir por açúcar!)

07/04/2021: Trabalhando a cor amarela
  • Ouvir a história: O castelo amarelo 

  • Atividade: Pinte o coelhinho de amarelo 

  • Ouvir, cantar e dançar a música: Rock das Frutas! 

06/04/2021
  • Atividade: 

  • Ouvir e cantar a música: 

  • Incentivar o hábito de uma alimentação saudável 


MARÇO

31/03/2021
  • Ouvir a história a seguir e dialogar com a criança sobre os valores da solidariedade, respeito, amor, paz e partilha 

  • Atividade 



  • Corrida da Páscoa
Arrume alguns sacos resistentes e use nessa gincana! As crianças devem estar dentro dos sacos e ir pulando (como um coelho) até o ponto de chegada. Coloque um adulto com as mãos esticadas nessa área: a criança que bater na mão dele primeiro, vence!


30/03/2021

  • Fazer a contagem de objetos para aos poucos a criança associar o numeral a quantidade. Exemplos: 1 banana, 1 uva, 1 biscoito etc.
  • Assistir ao vídeo a seguir sobre o verdadeiro sentido da páscoa




  • Atividade:

  • Escutar a música a seguir:



29/03/2021
  • Ouvir a história: A verdadeira Páscoa disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LU_75tfBxtU (Mães, fazer uma roda de conversa sobre o verdadeiro sentido da Páscoa);
  • Boliche com garrafas pet: coloque várias garrafas PET vazias de pé, uma ao lado da outra, com uma pequena distância entre elas. Peça à criança que derrube as garrafas - pode ser com os pés, com as mãos, com a ajuda de uma bolinha... o objetivo é variar e explorar diferentes tipos de movimentos.
  • Ouvir e cantar a música Cinco Patinhos disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1zlTwy7iYZc  dramatizando com os dedinhos.
26/03/2021

Trabalhando o equilíbrio: O MALABARISTA

Fazer traços diferenciados no chão: reto, ondulados, curvas, círculos, e outros. A proposta é as crianças brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições, como: na ponto dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cintura, segurando um copo d'água etc, sem sair de cima do risco.

24/03/2021

Receita de massinha: 
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de sal
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1 colher de sopa de óleo vegetal
Corante alimentício comestível

Modo de preparo: 
Em um refratário ou recipiente misture a farinha e o sal. Adicione o óleo vegetal e o incorpore-o bem a massa. Caso seu corante esteja em forma de pó, misture-o junto com os ingredientes secos, se ele for líquido ou em gel, dissolva-o na água, que deve ser acrescentada aos poucos, até que a massa comece a deslocar do fundo do recipiente. A receita estará pronta quando a massinha estiver consistente, não grudenta, macia e moldável. Pronto!

Usando a massinha: propor a criança a confecção de objetos de diferentes tamanhos: uma bolinha pequena e outra maior etc.

PROFESSORA SANDRA MASSON

06/04/2021- Vídeo com Clipe ensinando sobre a cor Azul



05/04/2021- Trabalhando a Cor Azul com o Vídeo:


31/03/2021-Aprendendo a Amarrar os sapatos.

Vídeo da Tia Sandra falando sobre amarrar os sapatos. 






30/03/2021- Aprendendo a letra E cantando a música do YouTube sobre as vogais

29/03/2021 - A Hora do Conto: Fabula de Monteiro Lobato "O Macaco é o Coelho"



FAMILIA

HORA DO CONTO: O CABELO DE LELÊ

MUSICA DE BOA TARDE

VOGAL E



08/03/2021 - SIMPLISMENTE MULHER

MUSICA DE ACOLHIDA: BOA TARDE


                                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário